A pesquisa Ipec também mostra que Lula está disparando nas periferias das grandes cidades. O petista já abriu uma vantagem de 23 pontos sobre Bolsonaro

Nova pesquisa do Ipec mantém a possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno. Foto: Ricardo Stuckert

Por Mauro Utida

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (29), encomendada pela Globo, mostra estabilidade no cenário eleitoral com liderança do ex-presidente Lula (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32% na eleição para a Presidência da República em 2022. Com esse cenário geral, Lula continua com chances de vencer no primeiro turno, no próximo dia 2 de outubro. Isso porque o petista, em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, atinge 51%. Ele possui mais intenções de voto que todos os outros candidatos somados.

https://twitter.com/ocafezinho/status/1564416329813303297

No novo cenário apontado pela pesquisa, Lula vem ganhando votos entre eleitores de classe média. No estudo anterior do instituto, de 15 de agosto, Lula tinha 32% entre o eleitorado que ganha de 2 a 5 salários mínimos e estava atrás de Jair Bolsonaro (PL), que apresentava índice de 41% entre esta parcela da população. Na nova pesquisa, porém, Lula subiu 7 pontos neste segmento e marca agora 39%, à frente do atual presidente, que caiu e registra 37%.

Já entre a parcela mais pobre dos eleitores (aqueles com renda familiar de até 1 salário mínimo), Lula perdeu 6 pontos com relação ao estudo anterior do Ipec e agora aparece com 54% das intenções de voto. Mesmo assim, segue bem à frente de Bolsonaro neste estrato social – o atual presidente tem 22%, ou seja, a vantagem do petista é de mais de 30 pontos percentuais.

A pesquisa Ipec também mostra que Lula está disparando nas periferias das grandes cidades. Ele já abriu uma vantagem de 23 pontos sobre Bolsonaro. O atual mandatário também caiu entre os jovens.

https://twitter.com/ocafezinho/status/1564423231850909696

Por região

A nova pesquisa também mostra que Lula lidera as intenções de voto no Sul, Sudeste e Nordeste e empata com Bolsonaro no Norte/Centro-Oeste.

Segundo o levantamento, Lula tem 36% da preferência do eleitorado no Sul, contra 34% de Bolsonaro. O petista manteve-se estável, enquanto o atual presidente perdeu 5%. Já no Sudeste, o petista tem 39% das intenções de voto e o o atual mandatário aparece com 33%, ambos estáveis. No Nordeste, ainda que o ocupante do Palácio do Planalto tenha crescido 3%, o ex-presidente surge com 57%, ao passo que o adversário subiu para 25%.

No Norte/Centro-Oeste os dois têm 40% da preferência do eleitorado, com destaque para uma queda significativa de Lula (4%) e um crescimento expressivo de Bolsonaro (4%).

Rejeição

A rejeição de Bolsonaro oscilou um ponto percentual para cima dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior, de 15 de agosto. Já a de Lula aumentou três pontos percentuais.

O atual presidente tem 47% de rejeição, enquanto o ex-presidente Lula (PT) tem 36%. Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 18% de rejeição.