Daniel Marenco e Thales Renato foram os fotógrafos convidados do Papo NINJA

Foto: Daniel Marenco

Neste domingo (18), a NINJA Foto, núcleo de fotografia da Mídia NINJA, promoveu um encontro entre dois fotógrafos que atuaram no front do combate ao coronavírus, narrando visualmente o colapso no sistema de saúde a partir de cidades como São Leopoldo e Porto Alegre, no Rio de Grande do Sul. As imagens de Daniel Marenco e Thales Renato, convidados do debate, circularam os jornais e as redes digitais como forma de denúncia sobre a situação das unidades de saúde no Brasil e a realidade da pandemia no país. O encontro foi realizado em live do Instagram por meio do projeto Papo NINJA e teve mediação de Raíssa Galvão e Oliver Kornblihtt.

“O que me causou o gatilho pra começar a fotografar foi um incômodo, quando vi as fotos de Thales (postagem abaixo) de um protesto de gente pedindo intervenção militar ao lado do hospital municipal. Aquilo era inexplicável!”, contou o jornalista e fotógrafo Daniel Marenco. “É difícil não ter ninguém da família que não negue ou que não se informe por fake news. Aquilo foi uma batalha pra mim, sendo jornalista e trabalhando em grandes jornais, precisar ficar provando e mandando link no grupo da família”.

Daniel conta que quis dizer em imagens o que estava sentindo. Já atuou em grandes tragédias, fotografou para reportagens sobre Teresópolis, Mariana e Brudaminho, mas a atuação durante a pandemia foi única. “São Leopoldo estava um caos. Quando eu entrei no hospital, foi um choque. Eu não consegui fotografar. Eu já vi muita gente morta mas o cenário ali era assustador”.

Thales relata sobre a empatia com os internos durante o trabalho. Chegou a ouvir relatos sobre pessoas que conheceu na UTI mas não conseguiram resistir com vida. “Vivemos essa necessidade de mostrar o que uma pessoa está passando para você conseguir denunciar. A fotografia tem uma função muito importante nesse caso, que a gente não vai conseguir quantificar agora”, disse. “Tem muita gente documentando esse trabalho e vamos conseguir ver daqui a um tempo o tamanho da crise que o país passou”.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by danielmarenco.com (@danielmarenco)

Confira abaixo o debate na íntegra:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)