PM Ambiental resgatou o mamífero e, atualmente, ele está recebendo tratamento especializado

Médicas veterinárias deram cuidados a filhote atropelado em Belém — Foto: Ellen Eguchi e Breno Almeida/Arquivo pessoal

Um filhote de capivara ficou ferido ao ser atropelado por um ciclista no Parque Estadual do Utinga, em Belém. A PM Ambiental resgatou o mamífero e, atualmente, ele está recebendo tratamento especializado e permanece internado.

De acordo com a médica veterinária Ellen Eguchi, doutora em saúde e produção animal na Amazônia, o progresso do filhote está sendo lento e ele ainda corre risco. Ele está sendo cuidado no Centro Amazônico de Herpetologia do Pará, localizado em Benevides, na região metropolitana de Belém, onde uma equipe multiprofissional está dedicada ao seu cuidado.

“A capivarinha tem apenas alguns meses de idade e ainda está se recuperando do umbigo”, detalhou Ellen, para a jornalista Valéria Martins, do G1 Pará .

Ela e a médica Hanna Paraense foram responsáveis pelos primeiros cuidados ao filhote, que incluíram o uso de um nebulizador.

Médicas veterinárias, capivara resgatada e outra capivara que passa por reabilitação no Centro de Herpelotogia — Foto: Breno Almeida/Redes sociais

Segundo a Polícia Militar Ambiental, o atropelamento ocorreu no sábado (20) de manhã , no Parque Estadual do Utinga, um local bastante frequentado por moradores da capital paraense para a prática de atividades físicas. Outras pessoas que passavam pelo local ajudaram a ciclista envolvida no acidente e entraram em contato com a PM Ambiental, que realizou o resgate do filhote.

Apesar de existirem passarelas e vias destinadas a corridas e passeios de bicicleta, a PM Ambiental e especialistas alertam sobre a importância de tomar cuidado ao transitar pelo Parque do Utinga. O parque é habitado por centenas de animais como jabuti, capivara e mamíferos.

*Com informações do G1 Pará