Foto: Reprodução

Moradores Varginha, no Sul de Minas Gerais, se mobilizaram nas redes em crítica a uma escola particular que utilizou o blackface em uma apresentação teatral para alunos da educação infantil.

O Colégio Santos Anjos de Varginha divulgou uma foto em sua página no Instagram que mostrava uma das professoras com o rosto pintado de preto, além de usar perucas e roupas características do blackface. A prática é uma forma racista de estereotipar e ridicularizar pessoas negras.

A postagem foi publicada na quarta-feira (27) e recebeu uma enxurrada de críticas vindas especialmente de moradores de Varginha. A publicação informava que a professora estava interpretando a personagem “Bonequinha Preta” em homenagem à superiora da Congregação, irmã Marina Andrade.

O colégio apagou a postagem e emitiu uma nota pedindo desculpas pelo ocorrido e informando que um procedimento interno será aberto. No entanto, a escola continua recebendo críticas registradas em comentários de outras postagens.

“Apagar não resolve. Creio que o ‘Blackface’ foi feito sem a menor noção de que é racista e se retratar sem saber o motivo, não adianta. Será que ninguém disse que isso era péssimo”, escreveu um usuário. “Deveriam chamar alguém para dar uma palestra, abrir uma roda de debate e assim conscientizar estudantes e profissionais. Uma retratação não vai apagar os danos disso na cabeça das crianças”.

Confira a nota da escola:

“A Direção do Colégio dos Santos Anjos – Unidade Varginha (MG) vem a público manifestar o PEDIDO DE DESCULPAS à toda sociedade em virtude da Contação de História alusiva ao livro “A Bonequinha Preta”, realizada no Auditório do Colégio na última quarta-feira, 27, aos alunos da Educação Infantil.

A Direção reitera que não tolera quaisquer atitudes de discriminação e que a atividade teve por objetivo ilustrar a personagem da obra literária, sem qualquer ideia ofensiva ou discriminatória.

É necessário esclarecer que a Instituição conta com Programas Pedagógicos que estimulam os alunos e familiares a discutirem sobre os principais temas que envolvem representatividade, respeito, diversidade e relacionamentos.

A Direção Administrativa e Pedagógica abriu Procedimento Interno, com objetivo de esclarecer o ocorrido e se compromete a promover novas e intensificar campanhas e palestras sobre o tema.

A Direção.”