Zé Celso e Laerte Coutinho na lavagem das escadas no Teatro Oficina em 2014 | Foto: Mídia NINJA

Após muita luta, finalmente foi aprovada em segunda votação na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 805/2017 que determina a implementação do Parque do Bixiga, na região central de São Paulo.

O terreno é alvo de disputa há 40 anos entre o dramaturgo Zé Celso, diretor do Teatro Oficina Uzyna Uzona, e o Grupo Silvio Santos, que pretendia construir três prédios de até 100 metros de altura na região, prejudicando a construção do teatro, que é tombado desde 2010 pelo patrimônio histórico nas esferas federal, estadual e municipal. A construção atual do Teatro Oficina foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi em 1992 e inaugurada em 1993.

“O Parque Do Bixiga é uma criação para uma ecologia cosmopolítica no centro de São Paulo, onde é importante a existência das ruas aos rios, das construções aos corpos. É uma luta de todas e todos pela vida, pela terra, pela liberdade, numa cidade cinza”, diz artigo de Cafira Zoé, poeta e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC -SP e do Teatro Oficina.

Agora o projeto precisa passar pela sanção do prefeito Bruno Covas. A prefeitura de São Paulo precisa atender os interesse da sociedade e não o da especulação imobiliária.