Arborizar é cuidar da vida nas cidades
Planta+Rio reforça arborização urbana como política pública, com participação popular e foco em clima, saúde e futuro sustentável.

OPINIÃO
Time de autores convidados para produzir colunas de opinião que exploraram debates acerca de temas pertinentes da sociedade, especialmente assuntos que demandam leituras mais aprofundadas para além dos memes e hard news das redes sociais.
Planta+Rio reforça arborização urbana como política pública, com participação popular e foco em clima, saúde e futuro sustentável.
Feminicídios crescem em 2025, com mulheres negras mais afetadas. Histórias brutais revelam um país que falha em protegê-las.
A paisagem do Rio é uma colcha de retalhos feita por mãos negras. Basta olhar para o mapa afetivo e cultural da cidade.
Árvores centenárias derrubadas no Bennett expõem o choque entre capital imobiliário, patrimônio e crise climática.
Título honorário a Spike Lee reafirma o papel do Rio e da negritude no cinema brasileiro.
É preciso garantir ambiente digital com regulação, educação midiática, segurança informacional e fortalecimento da tecnologia nacional
Soluções indígenas mostram que demarcação, saberes tradicionais e cuidado territorial são respostas eficazes à crise climática.
Financiamento da mudança energética pode impulsionar o futuro do país, desde que não reforce velhos modelos econômicos
A COP30 acabou, mas suas decisões já moldam o cotidiano de quem vive no Brasil, mesmo de quem nunca ouviu falar dela
Trump transforma a invasão da Venezuela em espetáculo: saqueia petróleo, viola soberanias e converte guerra em meme, consumo e dominação simbólica.
Boicote a Havaianas expõe frustração política: metáfora vira guerra ideológica e chinelo vira bode expiatório.
O nacionalismo líquido dos brasileiros nas redes sociais, onde indignação performática, senso de justiça instantâneo produzem uma geopolítica digital de emergência
Lei de cotas em MG foi aprovada, mas segue sem sanção. A reparação racial vira teste político de um Estado ainda excludente.
Flávio pode ter transformado a prisão do pai em estratégia para recuperar protagonismo, radicalizar a base e mirar 2026.
A política de extermínio não traz segurança: só multiplica o luto, o racismo e a desigualdade no país.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções. Acesse nossa Política de Cookies