Foto: Reprodução / Instagram

Por Paulo Zé

A canoagem de velocidade que despontou para o Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro com 3 medalhas conquistadas em 2016 esse ano teve novidades. Com a lesão de Erlon de Souza, parceiro de Isaquias na categoria K2, a Confederação Brasileira de Canoagem convocou Jacky Jamael Nascimento Godman. A dupla representou o Brasil na última terça-feira (3), chegando a avançar às semifinais da C2 1000m, mas não conseguiu um lugar no pódio. Eles ficaram entre os quatro melhores na final da modalidade.

Jacky nasceu no quilombo de Porto de Trás no município de Itacaré (BA).  Apesar de ter apenas 22 anos de idade, a história de Jacky Godmann é de longa data na canoagem de velocidade. Pertencente a uma família humilde, ele nunca desistiu dos seus sonhos, neto da quilombola e pescadora Maria Eunice Nascimento, o contato com a água vem de berço. Na família recebeu o incentivo ao esporte, a tia é a atleta Valdenice Conceição, medalhista no Pan de Toronto, em 2015, e atleta olímpica no Rio de Janeiro, em 2016. Além dela, o tio Vilson Conceição do Nascimento também foi medalhista de prata no Pan do Rio, em 2007.

Jacky sempre conviveu na comunidade tomando a família como exemplo para lapidar seu caráter e sua trajetória de vida. Representou o Brasil levando todo o quilombo, remada a remada. É uma alegria imensa ver jovens quilombolas ocupando espaços de destaque no esporte de alta performance, além de ampliar nossa gama de representatividade, inspira novos quilombolas a acreditarem que é possível seguir pelo esporte fortalecendo carreiras sólidas e dando visibilidade aos muitos quilombos do espalhados pelo país inteiro. 

Jacky esteve em plena sincronia com Isaquias apesar do pouco tempo de treinamento (4 meses) juntos. Eles nasceram na mesma cidade e o entrosamento é orgânico. 

“Estamos muito ansiosos bem focado o nosso objetivo, vamos batalhar para fazer uma boa competição e buscar uma medalha”, falou ao site da CBCa.

Jacky e Isaquias treinaram forte em Lagoa Santa (MG) e ficaram com o bronze na Copa do Mundo de Canoagem na Hungria. Deram tudo para chegar à final e disputar remo a remo uma medalha olímpica contra países cujo o remo é tradição. A nossa alegria foi poder torcer por um atleta quilombola representando o Brasil numa modalidade olímpica. Isso é inspirador!

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos