Quantas vezes teremos de repetir que vidas negras importam? Mais que isto, esclarecer que enquanto vidas negras não forem valorizadas como devem, superando séculos e séculos de racismo, genocídio e etnocídio, nenhuma vida vale. Edi Rock soma aos milhões de vozes nas ruas e lança hoje (10) o clipe de Vidas Negras propondo mais que um manifesto, uma arma potente no combate ao preconceito e à violência.

A faixa antecipa o próximo álbum Origens – Parte 2 que virá no próximo semestre. Razões não faltaram para adiantar os trabalhos e lançamentos do novo projeto, que chegam pelo selo Som Livre. A faixa expõe as violências sofridas desde sempre pelo povo negro e fala da força e resiliência que é preciso ter para encarar a realidade onde as desigualdades só se acentuam.

O áudio de introdução traz uma matéria jornalística sobre a morte do adolescente João Pedro, de 14 anos, morto durante uma operação policial no Rio de Janeiro enquanto brincava em casa. A batida aposta em um boombap clássico do artista, com a energia e potências necessárias para despertar a atenção para a causa, ditando o ritmo da letra forte, com trechos como “Vidas negras sem teto / vidas negras sem piso / Vida negra objeto / que ainda abre um sorriso / Vida negra é sútil / que nem granada e fuzil / Homem negro morre no feto / vida negra é um barril”.

“Comecei a trabalhar no meu novo álbum ‘Origens – Parte 2’ no ano passado e agora vejo que esse é o momento de compartilhar uma parte do que tem sido desenvolvido. Nada mais oportuno, já que o momento de ataques contra o povo negro pede posicionamento e atitude. No meu caso através da música, através do rap”, conta Edi Rock.

Membro dos Racionais Mc’s, o compositor também dá as caras no clipe que acompanha o rap, o lyricvideo – disponibilizado no YouTube – traz uma colagem de ilustrações animadas mesclando imagens de ícones da luta racial, como Marielle Franco e o punho cerrado dos Panteras Negras, com registros do cotidiano de violência. Todos os royalties gerados com o clipe serão destinados à Central Única das Favelas (CUFA), a maior organização não governamental focada em favelas do Brasil.

Escute em todas as plataformas.

 — Felipe Qualquer
[email protected]

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos