Rapper dividiu mesa com Sérgio Vaz, criador do sarau, e falou sobre sua trajetória e importância dos saraus

Foto: Laio Rocha / Mídia NINJA

Nesta quinta feira, 7, o Campo Limpo recebeu um dos maiores encontros de expoentes da literatura marginal do extremo sul de São Paulo. Sério Vaz, criador do sarau da Cooperifa, e o rapper Criolo, do Grajaú, se encontraram no Sesc Campo Limpo para debater literatura marginal, o movimento dos saraus, a potência das periferias e como as suas trajetórias estão inseridas nesse processo.

A abertura do evento contou com a apresentação dos poetas residentes do Sarau da Cooperifa, que mostraram as suas poesias e levaram o público aos aplausos, fechando com a tradicional declamação de abertura do sarau, que acontece todas as terças feiras no Bar do Zé do Batidão, no Jardim Guarujá, próximo a Av M’boi Mirim, extremo sul de SP.

Foto: Laio Rocha / Mídia NINJA

“Quando estamos entre os nossos, nada pode nos parar. O movimento hip hop, os saraus, como do Binho, a Cooperifa, e muitos outros, deram para a periferia a possibilidade de sonhar”, disse Sérgio Vaz, que também é professor de escola pública.

Para Criolo, ainda há muito preconceito com as pessoas oriundas das periferias nos meios institucionais e corporativos: “Por que até hoje pedem foto da pessoa no diploma? Eles dizem que querem diversidade, que quanto mais diverso melhor, mas quando chega na hora da seleção, a gente sabe que sai na frente”, disse o rapper.

Criolo lê o livro Varal escrito por sua mãe, Maria Vilani, que é poetisa. Foto: Laio Rocha / Mídia NINJA

Sérgio Vaz chamou atenção para a tentativa de censura de professores por meio do projeto Escola Sem Partido, que tramita no Congresso Nacional, e tem o objetivo de reduzir a liberdade dos magistrados em sala de aula.

“Não basta mais só respeitar o professor, temos que protegê-los, não dá mais para fingir que não é com nós. Essa luta é pela humanidade, para resgatar o que há de melhor em nós. Não tenham medo, o nosso momento é agora, ninguém pode interromper nosso desejo de ser feliz”, conclamou o poeta.

Criolo, que também já lecionou artes plásticas, se pronunciou sobre o ESP: “Para mim escola sem partido é o mesmo que escola sem opinião”. Com muitos professores, de diversos bairros das periferias da Zona Sul na plateia, a fala foi ovacionada.

Sérgio Vaz. Foto: Laio Rocha / Mídia NINJA

A 11ª Mostra Cultural da Cooperifa tem programação até amanhã, 11, em que acontece o grande encarramento, na Praça do Campo Limpo, Zona Sul, com apresentações de dança, rap, poesia, artes, economia solidária, e muito mais, com destaque para a cantora Tássia Reis, que subirá ao palco no fechamento.

Confira a programação completa!