Por Giovanna Pires / Copa FemiNINJA

O futebol feminino não tem a visibilidade necessária e que merece. O que faz a modalidade ter menos apoio do que deveria. Por isso, tudo acaba se resumindo em um ciclo: não tem apoio e, por falta de dinheiro, o esporte fica com pouca estrutura, o que gera um baixo desempenho. O baixo rendimento faz com que torcedores desanimem em assistir as partidas e isso acarreta em um retorno ruim aos clubes, investidores e, também, é claro, as seleções.
Dessa forma, é difícil encontrar gente disposta em investir no futebol feminino, porém, com a Copa do Mundo Feminina se aproximando e as jogadoras ganhando cada vez mais visibilidade, tivemos uma nova leva de propagandas em apoio ao Mundial. Confira, a seguir algumas delas:

Seleção alemã – Nós Jogamos pra uma nação que não sabe nossos nomes

No vídeo, as alemãs, que estão entre as favoritas para levar o título mundial para casa, mostram que futebol também é coisa de mulher. As jogadoras ainda criticam, com muita ironia, a falta de visibilidade dada a modalidade feminina. Apesar de já terem sido campeãs europeias oito vezes, a população alemã não é capaz de identificá-las, “você sabe o nosso nome?” é uma das perguntas feitas no começo do material. 

O vídeo intitulado de “Nós jogamos para uma nação que nem sabe o nosso nome” também quebra alguns padrões, como uso de salto alto e maquiagem. No vídeo, o salto é das chuteiras com travas usada pelas jogadoras. A campanha foi produzida pelo banco Commerzbank, em parceria com a Seleção da Alemanha.

Seleção Inglaterra – Fique Pronta

A convocação das Lionessas, apelido dado às jogadoras da equipe inglesa, foi bastante diferente e motivadora. No twitter da equipe, quem fez a convocação das jogadoras foram celebridades mundiais, como a atriz Emma Watson e Jordan Pickford, goleiro do Everton. Além do ex-jogador David Beckham e, ninguém mais ninguém menos que William, príncipe da Inglaterra.  

BBC – Mude o Jogo

Com Ms Banks nos vocais, a BBC produziu um clipe com uma reedição da música “Remember the name”. O rap diz sobre a luta para alcançar os objetivos e, principalmente, sobre a oportunidade de sucesso, que não é igual para todos. O vídeo mostra jogadoras das seleções dos países que vão disputar a Copa do Mundo, inclusive a atacante Andressa Alves, da Seleção brasileira.

Fox Sports – Todos olhando pra nós

O canal Fox Sports vai transmitir a Copa para os Estados Unidos. Em apoio às meninas da seleção foi produzido um filme que destaca o talento de atletas como Megan Rapinoe e Alex Morgan. Além disso, a campanha “All eyes on US” mostra todo poder que uma das favoritas ao titulo tem.

Visa – Um momento pode mudar o jogo

Como um dos apoiadores da Copa da França, a Visa produziu a campanha “Um momento pode mudar o jogo”. O vídeo mostra como pequenas atitudes podem estimular e ajudar a fomentar o futebol feminino, principalmente apoiando as novas gerações.

Nike – “Dream Further”

A empresa de material esportivo, apesar de algumas bolas foras em relação ao apoio ao esporte feminino, tem feito belas campanhas sobre a Copa do Mundo. Além da peça estrelada pela atacante da Seleção brasileira e do Barcelona, Andressa Alves, a marca também produziu outro vídeo.

No comercial, com o nome “Dream Further” (“Sonhe ainda mais” em português), a Nike mostra a tentativa de igualdade de gêneros no esporte e como representatividade é importante para um desenvolvimento maior da modalidade. Mostrando as possibilidades do esporte para mulheres, a empresa coloca, até, o Barcelona masculino sendo comandado por uma mulher, além do controverso Neymar jogando uma partida de FIFA com seleções femininas.