“Paloma”, o premiado filme de Marcelo Gomes, lidera as estreias da semana

“Paloma” foi o grande vencedor da 24ª edição do Festival do Rio, que aconteceu na primeira quinzena de outubro. Foto: Divulgação

Por Sérgio Madruga

O circuito de lançamentos desta quinta-feira (10) está marcado por produções nacionais de grande destaque nos festivais e discussões sobre cinema. Dos sete títulos que entram em cartaz nesta semana, cinco são filmes brasileiros, liderados por “Paloma”, que conta a história de uma travesti que sonha em casar na igreja. A realidade de pessoas trans também é tema do documentário “Eu, Um Outro”, que neste caso, foca na vivência de homens trans. Em “Arthur Moreira Lima – Um Piano para Todos”, outro documentário da lista, a trajetória do mais premiado pianista brasileiro é abordada. O premiado “A Mãe” e a adaptação para as telonas da peça “Aldeotas”, também compõem as estreias.

Das produções internacionais, grande destaque para o super blockbuster “Pantera Negra – Wakanda para Sempre”, sequência de um dos filmes mais bem sucedidos e importantes do universo Marvel. Com nome brasileiro na produção, “Armageddon Time” fecha os lançamentos, trazendo uma trama com contexto histórico e político.

“Paloma”

Felizmente (e finalmente) outras narrativas sobre vivências LGBTQIAPN+ estão tomando conta das produções cinematográficas, sobretudo histórias sobre pessoas trans. Marcelo Gomes, diretor e roteirista do filme, apresenta uma trama afetuosa, movida pelo sonho, mas sem deixar de denunciar as dificuldades vividas por pessoas, e nesse caso, mulheres trans e travestis. Paloma trabalha como agricultora em uma plantação de mamão. A dura realidade se sobrepõe ao seu sonho incondicional de casar na igreja com seu namorado. Tratando-se de um ambiente rural e tradicional, a personagem enfrenta obstáculos para concluir seu objetivo, como a recusa do padre local em realizar a cerimônia.

“Paloma” foi o grande vencedor da 24ª edição do Festival do Rio, que aconteceu na primeira quinzena de outubro. O filme conquistou o Troféu Redentor de Melhor Longa de Ficção, principal prêmio do festival. Kika Sena, que interpreta Paloma, venceu o prêmio de Melhor Atriz, fazendo história no festival, tornando-se a primeira artista trans a conquistar o prêmio. A produção também venceu o Prêmio Felix de Melhor Filme Brasileiro, reconhecimento voltado aos filmes com temática LGBTQIAPN+.

Após também fazer parte da programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, “Paloma” está na lista de filmes do 30º Festival Mix Brasil, e hoje, às 18h, realiza uma sessão no CineSesc.

Assista ao trailer do filme:

“Pantera Negra – Wakanda para Sempre”

Após muita espera e expectativa, a sequência de “Pantera Negra” chega aos cinemas. Com direção de Ryan Coogler – que também comandou o primeiro longa -, o filme apresenta um novo vilão, Namor, vivido por Tenoch Huerta. A trama aborda os acontecimentos após a morte de T’Challa, interpretado pelo saudoso Chadwick Boseman, que faleceu em 2020. Enquanto a população de Wakanda se esforça para aceitar este próximo capítulo, os heróis devem se unir com a ajuda da veterana guerreira Nakia e Everett Ross, forjando um novo caminho para o reino e defendê-lo de Namor, rei de uma oculta nação submarina. O elenco conta com nomes como Letitia Wright, Dominique Thorne, Danai Gurira, Angela Bassett, Lupita Nyong’o, Winston Duke e Martin Freeman.

Assista ao trailer do filme:

“Eu, Um Outro”

Documentário que acompanha a vida de três homens trans brasileiros, Luca Scarpelli, Raul Alvim Capistrano e Thalles Rocha. Luca está em busca de um antigo amor, Thalles quer mudar de nome, e Raul deseja ser um homem melhor. Eles se encontraram em seus novos corpos, mas precisam sobreviver no país que mais mata pessoas transgênero. O roteiro e direção são de Silvia Godinho.

Assista ao trailer do filme:

“Aldeotas”

Dois amigos se separam aos 17 anos em meio aos conflitos turbulentos durante a adolescência, na pequena e conservadora cidade de Coti das Fuças, no interior do Brasil. O poeta Levi, cansado de sofrer abusos, foge para uma cidade grande. No entanto, Elias, oprimido pela violência do seu pai, desiste de partir. Aos 50 anos, Levi volta para reencontrar o amigo no dia de seu funeral, quando as memórias dos dois são revividas antes do último adeus. Inspirado na peça homônima de Gero Camilo, que assina o roteiro, a direção e atua no filme, ao lado de Marat Descartes.

Assista ao trailer do filme:

“A Mãe”

Com roteiro e direção de Cristiano Burlan, o filme conta a história de Maria, uma mãe solo que vive na periferia de São Paulo. Certo dia, ela volta para casa e não encontra Valdo, seu filho adolescente. Depois de uma busca ininterrupta pela vizinhança, ela começa a ameaçar a tranquilidade dos traficantes locais que decidem contar que Valdo foi assassinado pela polícia. Incrédula, ela começa uma busca vertiginosa pela verdade. O elenco é formado por Marcélia Cartaxo – vencedora do Kikito de Melhor Atriz no 50º Festival de Gramado -, Helena Ignez, Mawusi Tullani, Henrique Zanoni, Dunstin Farias, Rubinho e Anna Carolina Marinho. Em Gramado, além do prêmio de atuação para Marcélia, “A Mãe” também conquistou os Kikitos de Melhor Direção, para Cristiano Burlan e Melhor Desenho de Som, para Ricardo Zollmer.

Assista ao trailer do filme:

“Armageddon Time”

Filme de James Gray, exibido no Festival de Cannes e na 46ª Mostra SP. Apresenta uma história de amadurecimento profundamente pessoal sobre a força de uma família e a busca de uma geração pelo sonho americano. O longa tem produção do brasileiro Rodrigo Teixeira, e é um dos títulos apontados a receber indicações ao Oscar 2023. No elenco, nomes como Anthony Hopkins, Jeremy Strong, Anne Hathaway, Banks Repeta, Jaylin Webb e Ryan Sell.

Assista ao trailer do filme:

“Arthur Moreira Lima – Um Piano para Todos”

Documentário de Marcelo Mazuras, que apresenta a trajetória de Arthur Moreira Lima, o mais premiado pianista brasileiro e referência internacional da música de concerto. Garoto prodígio, começou sua carreira profissional aos oito anos de idade. Foi premiado nos mais importantes concursos de piano ao redor do mundo. Morou mais de 20 anos na Europa, onde construiu uma sólida carreira, tocando com as mais importantes orquestras. Nas últimas décadas, ele se dedicou a um gigantesco projeto de democratização da música de concerto, saindo pelo Brasil a bordo de um caminhão-teatro, se apresentando em mais de 600 cidades pelo interior de todo o país.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (3)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (27)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (20)