Por Sérgio Madruga

A partir desta quarta-feira (9), o Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade realiza sua 30ª edição, com uma extensa programação em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo – além de uma seleção disponível online. Com o tema “Toda Forma de Existir”, o evento enaltece a diversidade na arte, apresentando uma seleção de 119 filmes, de 35 países diferentes, incluindo obras de 12 estados brasileiros. Além da programação focada na sétima arte, o festival traz também experiências de realidade estendida, peças de teatro, shows musicais, performances, rodas de debate e muito mais.

Um dos grandes destaques do Mix Brasil 2022 é a homenagem que será entregue à multiartista Linn da Quebrada. Destaque na música, televisão, cinema e redes sociais, Linn receberá o prêmio “Ícone Mix”, se juntando a outros nomes consagrados, como Marina Lima e Ney Matogrosso.

O filme brasileiro “Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre, abrirá o festival. O longa foi vencedor dos prêmios Teddy de Melhor Longa, no Festival de Berlim, e Melhor Longa na seção Première Brasil – Novos Rumos, no Festival do Rio. A trama mistura distopia e a vivência queer de três jovens.

Os mais de 100 títulos presentes no festival estão organizados nas mostras temáticas: “Competitiva Médias e Longas”, “Competitiva Curtas”, “Queer.doc”, “Reframe”, “Sessões Especiais”, “Panorama Internacional”, “Curtas Mix Brasil” e “Crescendo com a Diversidade”.

Entre os destaques nacionais, a lista está liderada pelo premiado “Paloma”, de Marcelo Gomes, eleito o Melhor Filme no Festival do Rio – além de consagrar a protagonista Kika Sena com o prêmio de Melhor Atriz. O longa conta a história de uma mulher trans que sonha em se casar na igreja, mas tem seu desejo cerceado pelo preconceito da sociedade. A produção poderá ser vista pelo grande público a partir desta quinta-feira (10), após estrear no circuito comercial.

Além de “Paloma” e “Três Tigres Tristes”, outros filmes compõem a Mostra Competitiva, são eles: “A Filha do Palhaço”, de Pedro Diógenes, “Germino Pétalas no Asfalto”, de Coraci Ruiz e Julio Matos, “Panteras”, de Breno Baptista, “Uýra – A Retomada da Floresta”, de Juliana Curi, e o premiadíssimo “Regra 34”, de Julia Murat, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno.

Longas internacionais também marcam presença no festival, muitos deles, saíram premiados dos festivais de Cannes, Berlim, Sundance, Toronto, entre outros. O vencedor do Grand Prix, em Cannes, “Close”, faz parte dos destaques. Dirigido pelo cineasta belga Lukas Dhont, o filme mostra a história de dois adolescentes de 13 anos, que viviam uma bela amizade, até que o laço acaba de repente. A trama levanta um importante debate sobre masculinidade tóxica e homofobia. “Close” também está na corrida ao Oscar 2023, representando a Bélgica. No dia 16, Lukas Dhont realizará uma masterclass sobre cinema e seu processo criativo com jovens realizadores brasileiros, no MixLab Spcine.

“Close”, de Lukas Dhont. Foto: Divulgação / Festival Mix Brasil

A lista “Panorama Internacional” conta também com filmes como “Algo Que Você Disse Ontem à Noite”, de Luis De Filippis, “Nelly & Nadine”, de Magnus Gertten, “Fogo-Fátuo”, de João Pedro Rodrigues, “Winter Boy”, de Christophe Honoré, “Corta!”, de Marc Ferrer, entre outros.

Na competição de curtas, títulos que valem a pena ficar de olho, como “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko, “Escasso”, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles, “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli, “Lamento de Força Travesti”, de Renna Costa, “Pedro Faz Chover”, de Felipe César de Almeida, e muito mais.

O 30º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade acontece de 9 a 20 de novembro, nos seguintes locais: CineSesc, Espaço Itaú de Cinema (Augusta), Centro Cultural São Paulo, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Imagem e do Som (MIS), Biblioteca Mário de Andrade, e Cine Olido. O evento é gratuito, exceto nas sessões realizadas no Espaço Itaú de Cinema (Augusta), onde serão vendidos ingressos a R$ 20 (valor único). A seleção de filmes online ficará disponível a partir de 14 de novembro, nas plataformas do Sesc Digital e Spcine Play.

A programação completa pode ser conferida no site oficial do festival.