Evento vai de 20 de outubro a 2 de novembro, com títulos consagrados como “Triângulo da Tristeza”, “Regra 34” e “Noites Alienígenas”

O artista paulistano Eduardo Kobra assina a arte desta edição: Foto: Reprodução / YouTube / Vinheta 46ª Mostra

Por Sérgio Madruga

A temporada de festivais dedicados à sétima arte segue efervescente – principalmente com o retorno das atividades presenciais. Realizando a sua 46ª edição, a tão esperada Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa no dia 20 de outubro, seguindo com sua programação até 2 de novembro. Neste ano, a maior parte do evento será no formato presencial, com um total de 231 filmes de 60 países diferentes, divididos em três seções principais: Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores e Mostra Brasil.

Enriquecendo a curadoria da Mostra, a programação conta com diversos filmes premiados nos principais festivais de cinema do mundo, assim como títulos pré-selecionados ao Oscar 2023. Dando início ao evento, a Cinemateca Brasileira irá apresentar o filme “Triângulo da Tristeza” (Triangle Of Sadness), do sueco Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano. A sessão será no dia 19 de outubro, apenas para convidados, mas outras exibições do longa estão programadas.

Diretamente do Festival de Veneza, premiados como “Terceira Guerra Mundial”, de Houman Seyedi e “Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades”, de Alejandro González Iñárritu, compõem a Mostra. Além do grande vencedor do cineasta Ruben Östlund, Cannes exporta longas como “As Oito Montanhas”, de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, “La Jauría”, de Andrés Ramírez Pulido e “Joyland”, de Saim Sadiq. “Alcarrás”, de Carla Simón e “O Filme da Escritora”, de Hong Sang-soo, são um dos filmes que saíram vitoriosos no Festival de Berlim.

Claro que nossos orgulhos nacionais estão entre os destaques desta edição – muitos deles, já premiados e com grande aprovação da crítica. O vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno, “Regra 34”, de Julia Murat, está presente na Mostra Brasil, assim como “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, vencedor do Kikito de Melhor Filme, no Festival de Gramado.

“Regra 34”, de Julia Murat e “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho. Fotos: Divulgação / 46ª Mostra

Aliás, a seleção de filmes brasileiros está bastante especial, com filmes que vem se destacando em outros eventos importantes, como “A Cozinha”, estreia na direção de Johnny Massaro – que acabou de lançar o filme no Festival do Rio. Vale destacar também produções como “A Mãe”, de Cristiano Burlan, “A Porta ao Lado”, de Julia Rezende, “Bocaina”, de Ana Flávia Cavalcanti e Fellipe Barbosa, “Carvão”, de Carolina Markowicz, o importante documentário “Corpolítica”, de Pedro Henrique França, “Fausto Fawcett na Cabeça”, de Victor Lopes, “Fogaréu”, de Flávia Neves, “O Pastor e o Guerrilheiro”, de José Eduardo Belmonte, “Paloma”, de Marcelo Gomes e “Transe”, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães – além de tantos outros.

Valorizando grandes tesouros do cinema, a 46ª Mostra exibe uma seleção de clássicos restaurados, como “A Rainha Diaba”, de Antonio Carlos da Fontoura (1973), “Agulha no Palheiro”, de Alex Viany (1953) e “Deus e o Diabo na Terra no Sol”, de Glauber Rocha (1964).

A atriz e cantora Doris Monteiro (protagonista de “Agulha no Palheiro”), será homenageada com o Prêmio Leon Cakoff, na exibição da versão restaurada do longa. Falando em homenagem, outros nomes serão lembrados durante o evento. Morto em 13 de setembro, Jean-Luc Godard será reverenciado com a exibição de “Até Sexta, Robinson” (2022), de Mitra Farahani, filme que mostra um diálogo entre Godard e o escritor iraniano Ebrahim Golestam. Arnaldo Jabor, que nos deixou em fevereiro, será homenageado com a exibição de “Eu Te Amo” (1980).

O Prêmio Humanidade será entregue à diretora Ana Carolina, durante as exibições de seus consagrados filmes “Mar de Rosas” (1978), “Das Tripas Coração” (1982), “Sonho de Valsa” (1987) e o recente “Paixões Recorrentes” (2022).

As sessões da Mostra estão marcadas para acontecer em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, divididos em três categorias: Circuito pago, com exibições na Cinemateca Brasileira, Cine Marquise, Reserva Cultural, CineSesc, Instituto Moreira Salles, CineClube Cortina, Cine Satyros Bijou, MIS – Museu da Imagem e do Som e no Espaço Itaú de Cinema (Augusta e Frei Caneca); Circuito com valores populares, com exibições na Biblioteca Roberto Santos e no CCSP – Centro Cultural São Paulo; Circuito gratuito, com exibições no Vão Livre do Masp, CEU (Perus, Meninos e Vila Atlântica) e no Centro de Formação Cultural Tiradentes.

Apesar do grande volume de atividades presenciais, a Mostra oferece também uma seleção de filmes disponíveis online e com acesso gratuito, pelas plataformas de streaming Sesc Digital (10 filmes) e Spcine Play (sete filmes).

Toda a programação e informações sobre ingressos, podem ser conferidas no site oficial da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.