Seleção de filmes conta com destaques como “Império da Luz”, que abre a programação do evento, e “Regra 34”, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno, na Suíça

Micheal Ward e Olivia Colman em “Império da Luz”, de Sam Mendes. Foto: Divulgação / Festival do Rio

Por Sérgio Madruga

Após difíceis anos de pandemia e desvalorização da cultura, o Festival do Rio, principal evento cinematográfico carioca, realiza sua 24ª edição a partir desta quinta-feira (6), indo até 16 de outubro. Celebrando este retorno aos padrões de excelência do festival, os organizadores apresentam mais de 200 títulos – nacionais e internacionais -, muitos deles já passaram pelos principais festivais de cinema mundo afora, como Cannes, Veneza e Toronto.

“Voltamos ao nosso mês tradicional de realização, em outubro. Neste ano estamos ainda mais fortes e felizes em preparar um festival robusto, de volta às nossas grandes edições. Nosso maior orgulho é ser o grande palco do cinema brasileiro com a Première Brasil”, destaca Ilda Santiago, diretora-executiva de programação do Festival do Rio, em comunicado oficial.

Além da Première Brasil, o festival conta com diversas mostras especiais (competitivas ou não), como a Première Latina, Panorama do Cinema Mundial, Midnight Movies, Itinerários Únicos, entre outras.

As sessões acontecem em diferentes locais e cinemas da cidade, como o clássico Cine Odeon, no Centro, as franquias Estação Net Gávea, Botafogo e Rio, na Zona Sul, além do agradável Reserva Cultural Niterói.

Abrindo os trabalhos do festival, o Cine Odeon realiza uma sessão especial de “Império da Luz”, filme do premiado diretor Sam Mendes. O longa se passa na década de 1980 e traz Olivia Colman como uma funcionária de um cinema antigo da Inglaterra. Sua vida não é fácil e começa a mudar quando conhece Stephen, personagem de Micheal Ward, que entra para a equipe do local. O filme conta também com Colin Firth, Toby Jones e Crystal Clarke.

Outros destaques fazem parte da programação do festival, vale citar o francês “Close”, de Lukas Dhont, abordando o impacto do machismo na amizade entre dois adolescentes de trezes anos – o longa se destacou em Cannes neste ano. “Argentina, 1985”, de Santiago Mitre, é inspirado em eventos reais e conta a história dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina, no ano de 1985. A obra fez parte da seleção oficial do Festival de Veneza 2022. Outra estreia super aguardada é a de “My Policeman”, de Michael Grandage e estrelado por Harry Styles e Linus Roache, que interpretam dois homens que acabam se apaixonando num período em que a homossexualidade era ilegal. O longa é uma adaptação do romance homônimo de Bethan Roberts.

“Argentina, 1985”, de Santiago Mitre. Foto: Divulgação / Festival do Rio

Nos destaques nacionais, “Regra 34” faz sua estreia no Brasil após vencer o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno, em agosto na Suíça. O filme de Julia Murat, apresenta uma jovem advogada negra que se divide entre a vida formal da profissão e de práticas de sexo virtual. O elenco é composto por Sol Miranda, Lucas Andrade, Lorena Comparato e Isabela Mariotto. O ator Johnny Massaro faz sua estreia na direção em “A Cozinha”, com Felipe Haiut, Julia Stockler, Saulo Arcoverde e Catharina Caiado. O longa se passa apenas em uma locação, tratando de temas inerentes às relações humanas e afetivas.

“Regra 34”, de Julia Murat. Foto: Divulgação / Festival do Rio

“A Cozinha”, de Johnny Massaro. Foto: Divulgação / Festival do Rio

O line do Festival do Rio apresenta também os documentários “Corpolítica”, de Pedro Henrique França, “Belchior – Apenas um Coração Selvagem”, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti, “A Última Praga de Mojica”, de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira, entre outros. Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães estreiam “Transe”, ficção rodada durante a campanha eleitoral de 2018. Julia Rezende apresenta “A Porta ao Lado”, com Letícia Colin, Dan Ferreira, Bárbara Paz e Túlio Starling, e Murilo Benício chega com “Pérola”, seu segundo filme como diretor. O longa tem Drica Moraes, Léo Fernandes, Rodolfo Vaz, Valentina Bandeira e Cláudia Missura, no elenco.

Os filmes das mostras competitivas disputam o tão cobiçado Troféu Redentor, além do Prêmio Félix, que consagra obras com temática LGBTQIAPN+.

Somando força aos lançamentos e estreias, filmes clássicos também marcam presença nesta edição do evento. Filmes como “Grito de Horror”, de Joe Dante, “Priscilla, A Rainha do Deserto”, de Stephan Elliot, e “E.T. – O Extraterrestre”, completam esta celebração da sétima arte na cidade maravilhosa.

A programação completa pode ser conferida no site oficial do festival.