Rosa Neide é candidata à deputada federal pelo PT no Mato Grosso. Foto: Gustavo Bezerra

Rosa Neide é candidata à deputada federal pelo PT no Mato Grosso.Professora com larga experiência na educação básica e superior, Rosa Neide já foi secretária municipal de Educação e vereadora em Diamantino, secretária estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Agora ela concorre para reeleição como deputada federal pelo PT no Mato Grosso.

Criada em uma família humilde, Rosa recebeu em casa uma formação cultural e social que lhe inspirou a entrar para a política. Com atuação frequente na militância, foi em 2018 que entrou para a disputa institucional e se elegeu deputada federal. Em seu primeiro mandato atuou pela educação e tem como prioridade tirar do papel o Plano Nacional de Educação (PNE), engavetado desde o golpe que derrubou a presidenta Dilma em 2016.

Rosa Neide lembra do desastre ambiental que tomou o pantanal matogrossense e destruiu boa parte do bioma brasileiro e foi nessa época que, como deputada, assumiu a coordenação de uma comissão externa para acompanhar o caso. Com um amplo processo de escuta, atuou junto ao povo pantaneiro, aos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e fazendeiros e gerou um relatório de mais de 300 páginas com as consequências da destruição gerada pelo desmonte da política ambiental no país.

Vê ainda o combate à fome como bandeira a ser defendida no parlamento e relembra que só no seu estado são mais de 1 milhão de pessoas vivendo em insegurança alimentar.  Para a deputada “não tem jeito de melhorar o país se não for pela política”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/prof_rosaneide
▪️ Facebook – facebook.com/ProfessoraRosaNeide
▪️ Twitter – twitter.com/prof_rosaneide

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher