As produções com temática LGBTQIAPN+ foram premiadas no Brasil e no exterior

“Música Para Morrer de Amor”, “Corpo Elétrico” e “Paloma”. Foto: Divulgação

Por Marilda Campbell

O Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia é celebrado em 17 de maio e tem por objetivo lembrar as conquistas da comunidade LGBTQIAPN+, como: a união civil, a criminalização da LGBTfobia e a aplicação da Lei Maria da Penha nos casos de violência doméstica contra mulheres trans.

A data também objetiva conscientizar a sociedade civil e o poder público da necessidade de ações afirmativas que garantam a efetividade dos direitos já conquistados, além de pautar outras demandas da luta LGBTQIAPN+.

O 17 de maio foi escolhido por ser o dia no qual a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990, retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. O que constituiu um importante passo na luta do movimento LGBTQIAPN+ contra o preconceito.

Foto: Reprodução

O movimento LGBTQIAPN+ e o cinema nacional

O audiovisual é uma importante ferramenta para apresentar à sociedade civil questões relacionadas à comunidade LGBTQIAPN+. São produzidos filmes, curtas, documentários e séries, além da temática estar sendo abordada com mais frequência nas telenovelas.

Confira três filmes LGBTQIAPN+ nacionais que foram premiados no Brasil e no exterior:

“Corpo Elétrico”

O filme “Corpo Elétrico” (2017), dirigido por Marcelo Caetano, acompanha o jovem Elias (Kelner Macêdo) que trabalha como assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos e os encontros com homens.

O fim do ano traz reflexões sobre a possibilidade de futuro melhor, reconexões com o passado e muitas horas extras que acabam por aproximar Elias dos colegas de fábrica e, consequentemente, inseri-lo em novos cenários e círculos de amizade. “Corpo Elétrico” foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2018, na categoria de Melhor Filme.

No exterior, o longa foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara – México, no Outfest L.A. Film Festival, no Queer Lisboa e no Zinegoak Festival, em Bilbao/Espanha. “Corpo Elétrico’ está disponível do YouTube Filmes.

“Música Para Morrer de Amor”

O filme “Música Para Morrer de Amor” (2019) acompanha as histórias amorosas de três jovens que acontecem com a intensidade de músicas românticas. Isabela (Mayara Constantino) sofre por abandono, Felipe (Caio Horowicz) quer se apaixonar e Ricardo (Victor Mendes), amigo de Felipe, está apaixonado por ele. Esses três corações entrelaçados estão prestes a se partir.

O romance, dirigido por Rafael Gomes, foi filmado na cidade de São Paulo, a paisagem urbana é mostrada por meio do cotidiano das personagens, como trabalho, faculdade, bares, ruas, cinemas, festas e transporte público. “Música Para Morrer de Amor” é baseado na obra teatral homônima, que venceu o troféu de Melhor Peça Jovem do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte.

No exterior, o longa foi premiado no Filmout San Diego e no Kashish Mumbai International Queer Film Festival, na Índia. “Música Para Morrer de Amor” está disponível na Globoplay e no YouTube Filmes.

“Paloma”

O longa “Paloma” (2022) é protagonizado por Kika Sena e conta a história de uma mulher trans que tem o sonho de se casar na igreja. O filme é um drama romântico que fala de fé, amor, amizade e a determinação de uma mulher. A obra foi inspirada em uma história real que o diretor, Marcelo Gomes, há mais de dez anos, teve acesso sobre o casamento de uma mulher trans no interior de Pernambuco.

“Paloma” traz uma narrativa baseada nos afetos da protagonista: o amor por seu namorado Zé, o amor e dedicação por sua filha Jennifer, e a sua rede de apoio, formada por suas amigas, também trans, e por sua ex-mulher, mãe de Jennifer. O filme foi um dos destaques do Festival do Rio 2022 recebendo dois prêmios Troféu Redentor, nas categorias de Melhor Longa de Ficção e de Melhor Atriz para Kika Sena, e o Prêmio Félix de Melhor Filme Brasileiro.

No exterior, “Paloma” foi premiado no Chicago International Film Festival, no HANIFF – Hanoi International Film Festival e no Festival de Cinema Ibero-Americano de Huelva, na Espanha. Confira o trailer de “Paloma”, que está disponível na Globoplay.

Leia também a entrevista com Leo Moreira Sá sobre sua trajetória nas artes cênicas e os desafios do ativismo LGBTQIAPN+ no país.