Banquetaço realizado na porta do Theatro Municipal contra a Farinata como merenda escolar proposta por Doria. Reprodução Facebook Sâmia Bomfim

Depois de ampla repercussão negativa em torno da proposta de Doria de fornecer farinata, uma espécie de ração humana, como alimentação nas escolas municipais e abrigos, o prefeito de São Paulo decidiu voltar atrás e anunciou também a ampliação da compra de produtos da agricultura familiar e de orgânicos para a merenda escolar da rede municipal de ensino.

A atitude só se deu após a grande mobilização da sociedade que realizou protestos, petições públicas, campanhas online e articulou declarações de vários especialistas da área criticando duramente a escolha do prefeito, que inclusive é parte de uma sequência de decisões equivocadas e que representam retrocessos nas políticas do município.

Banquetaço realizado na porta do Theatro Municipal contra a Farinata como merenda escolar proposta por Doria. Reprodução Facebook Sâmia Bomfim

Tentando sair por cima e usando o momento para se posicionar, o prefeito aproveitou a realização e grande visibilidade do Banquetaço, ação realizada por nomes importantes da gastronomia, ativistas alimentares e agricultores contra a farinata, em defesa do direito à comida de verdade e da implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que aconteceria minutos após a sua declaração.

Um grande banquete foi montado e servido na porta do Theatro Municipal de São Paulo como forma de protesto. A refeição foi preparada por diversas pessoas a partir de coletas de xepa em feiras e doações de alimentos orgânicos de pequenos agricultores e teve início às 12 horas, a coletiva do prefeito foi às 11. O Banquetaço, desde sua concepção, recebeu apoio de políticos, celebridades, chefs, músicos, e foi uma das importantes mobilizações da sociedade civil organizada para impedir a avanço da farinata e fazer Doria voltar atrás.

“O objetivo é a gente passar o mínimo de dignidade pras pessoas, uma alimentação melhor. Tudo que nós recebemos foi doação e queremos que isso possa chegar sempre pra população e não só uma vez ou outra.”

Conta Ulisses, que trabalha com a chef Bel Coelho, sobre a ação realizada e a importância de uma alimentação que leve em conta o sabor do alimento.

Chefs, pequenos agricultores e defensores da alimentação saudável em ato hoje no centro de São Paulo. Foto: Lizandra Teixeira / Mídia NINJA

Outro voluntário do Banquetaço, Carlos Alberto Dória – segundo ele não há parentesco com o prefeito – comentou sobre a ação. “A união desses grupos que se juntaram para fazer o Banquetaço era a certeza de que nós tínhamos na mão uma alternativa melhor a oferecer. O que nós esperamos nesse ato é despertar a consciência de um número maior de pessoas para essa questão da alimentação popular.”

A compra de alimentos orgânicos para complementar a merenda escolar é lei municipal em São Paulo desde 2015, e o prefeito disse que a eliminação da ração farinata ocorreu devido a polêmica causada pelo alimento – se é que possa ter essa denominação.

Em nota publicada, os organizadores afirmam a necessidade de constante fiscalização e reiteram a vitória com o passo atrás de Doria:

“Isso é uma vitória de todos os cidadãos de SP. De todos os produtores de orgânicos, pequenos produtores, dos defensores de uma alimentação saudável, de qualidade e que respeite a dignidade humana. Comer é um ato cultural, social e político e não pode ser tratado de forma apressada, sem transparência e sem debate com especialistas e quem trabalha com o assunto. Existem leis como Plano Municipal de Segurança Alimentar e para a compra de orgânicos para merenda municipal que precisam ser respeitadas de forma integral.”

Banquetaço realizado na porta do Theatro Municipal contra a Farinata como merenda escolar proposta por Doria. Reprodução Facebook Sâmia Bomfim