Crianças distribuem bonecos a autoridades em Fortaleza em alerta à vivência nas ruas
Caravana Botando Boneco envolveu mais de 350 participantes em ação de incidência no Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Criança e Adolescentes na capital cearense
No verbete “cearês” a expressão “botar boneco” significa: desobediente, encrenqueiro, teimoso. E foi assim que cerca de 34 entidades, envolvendo mais de 350 participantes entre crianças jovens e adultos, em nove ônibus, decidiram dar o alerta sobre crianças em situação de rua em Fortaleza (CE).
A caravana mobilizou órgãos da prefeitura de Fortaleza e a população local no Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Criança e Adolescentes, dia 23 de agosto.
A estratégia consistiu na confecção de bonecos em tamanho natural simbolizando uma criança que foi entregue para autoridades do Paço Municipal (representante do prefeito de Fortaleza), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). O intuito foi alertar sobre quantidade insuficiente de programas e projetos, cortes orçamentários e baixa execução do orçamento previsto para essa parcela da população.