O Carnaval é, sem dúvida, a celebração mais democrática e soberana que tem lugar deste lado do mundo. Com suas diversas expressões e significados que determinam as características e tradições próprias da mistura cultural, este evento envolve vários meses de preparação para quem deseja participar da maior festa de todas. Ainda mais se, para isso, é preciso economizar dinheiro para as despesas que serão necessárias. Na verdade, dependendo do local, as comunidades que se formam para esta festa – grupos de dança, fraternidades, escolas, blocos, entre outros – planejam seus temas, trajes, músicas, orçamentos e coreografias com meses de antecedência, para brilhar nos desfiles que percorrem as ruas e praças durante o evento. Em alguns casos especiais, há lugares como sambódromos onde os desfiles são realizados com grande entusiasmo.

O Carnaval, como a maioria das festas populares das diferentes culturas, é determinado pelos ciclos agrícolas e pela renovação da terra, que por sua vez estão diretamente relacionados com os ciclos da lua. A sua origem, difusa e dispersa no tempo, está ligada aos rituais agrícolas e de fertilidade, típicos das culturas indígenas ou de origem africana, imbricados por calendários cristãos que os relacionam com as celebrações dos seus santos. Os dias de carnaval são os dias anteriores à Quarta-feira de Cinzas (dia dos santos cristãos), que marca o início da Quaresma, ou seja, quarenta dias antes da Páscoa, que é determinada, todos os anos, pela primeira lua cheia da Primavera, no hemisfério norte.

A América Latina celebra o CARNAVAL com tradições festivas particulares que se caracterizam por desfiles de rua, música, concertos e, é claro, fantasias. Todos os países têm suas próprias tradições, atividades, trajes, músicas, danças e festas para celebrar o carnaval. No entanto, alguns são mais conhecidos no mundo por certas características que os tornam expressões únicas, seguidas por milhares de espectadores e participantes que expandem seu impacto. Entre os principais:

Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil

A festa de Carnaval mais famosa, massiva e majestosa do mundo é oferecida pelo Rio de Janeiro, que celebra com diversas manifestações, como desfiles de escolas de samba, danças, blocos de rua e bandas musicais. Reúne milhões de espectadores que assistem à famosa passarela do Sambódromo projetada pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, ou acompanham pelas transmissões ao vivo difundidas em todo o mundo.

O desfile de carros alegóricos no Sambódromo é um espetáculo que, além de envolver dezenas de milhares de participantes das escolas, apresenta um trabalho conceitual, dramatúrgico e coreográfico de alta qualidade e preparação. Competem não só pelas cores, alegria e sincronização de cada uma das escolas, mas também pela temática e seu tratamento histórico, político e cultural. São encenações monumentais que se apresentam em cada uma das noites de desfile, demonstrando sua produção artística, após meses de preparação. Cada escola é formada por dançarinos, animadores, coreógrafos, compositores e músicos, chegando até a 5.000 integrantes acompanhados por oito carros alegóricos.

No Brasil, milhões de pessoas saem às ruas durante o carnaval para participar e assistir aos blocos e festas que ocorrem na maioria das cidades do país. Destaca-se entre elas o carnaval de Salvador, na Bahia, o segundo maior e mais famoso carnaval, oficialmente reconhecido no Livro Guinness dos Recordes como a maior festa de rua do mundo, em que trios elétricos e enormes palcos desfilam pelas ruas de Salvador seguidos por multidões de pessoas.

Da mesma forma, o Carnaval de Olinda é conhecido por ser Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e por sua arquitetura colonial incrivelmente bela e perfeitamente preservada. Durante o Carnaval, a cidade se transforma em uma das mais autênticas festas tradicionais e folclóricas do Brasil, sendo este o carnaval mais tradicional do país, famoso por seu desfile com enormes bonecos de dois metros de altura que desfilam pelas ruas e representam espíritos locais. O carnaval de Olinda e Recife é reconhecido como o terceiro maior carnaval do Brasil, onde o Frevo tem presença marcante.

Carnaval de Oruro, Bolívia

Grande festival declarado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Uma simbiose viva da tradição cultural indígena e mestiça que tem como personagens dramatúrgicos diabos e anjos que saem das minas em direção ao templo cristão. É uma celebração maravilhosa com milhares de dançarinos de mais de 50 grupos que se apresentam com música de bandas que os acompanham em sua passagem das passarelas até a entrada.

É uma magnífica demonstração do sincretismo religioso-pagão, da manifestação da cultura viva e da expressão folclórica deste país, uma cidade de tradição mineradora do altiplano boliviano. O carnaval de Oruro é a maior atração turística da Bolívia. É uma procissão com cerca de 30.000 dançarinos, 10.000 músicos e meio milhão de espectadores que dura quase vinte horas.

Carnaval de Montevidéu, Uruguai

Conhecido como o carnaval mais longo do mundo, pois dura 40 dias. Possui duas grandes vertentes: as murgas, de origem espanhola, cujas letras possuem um alto teor de humor e sátira social e política, sendo a voz do povo; e o candombe, de origem africana, que recria as origens africanas dos escravos negros e a era colonial, com seus trajes, canções e danças típicas, culturais e religiosas, e sua evolução natural até os dias atuais.

Carnaval de El Callao, Venezuela

É um dos carnavais mais famosos do país e é realizado no estado de Bolívar (sul), sendo reconhecido pela UNESCO como uma obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade.

É possível observar a mistura cultural em suas danças, trajes e atividades próprias da época. Esta celebração permite reivindicar a memória e identidade local, destacando o calipso nas apresentações.

Carnaval de Barranquilla, Colômbia

É considerada a maior festa folclórica da Colômbia, destacando o simbolismo com a representação de personagens através de trajes, máscaras e danças. Os principais protagonistas destes carnavais são o Rei Momo, María Moñitos e o Homem Caiman, que entretêm os espectadores ao ritmo da cumbia.

Atrai cerca de dois milhões de pessoas. É realizada em Barranquilla, a quarta maior cidade da Colômbia. O desfile mais popular e mais antigo é a Batalha das Flores, que dura seis horas, seguida de uma série de festas noturnas.

Carnaval de Gualeguaychú, Argentina

É o maior e mais importante carnaval da Argentina. Realizado em Gualeguaychú, Entre Ríos, conta com inúmeros desfiles e festas. É famoso por seus dançarinos, participantes e suas grandes carros alegóricos decorados. Todos os sábados de janeiro e fevereiro, a cidade veste-se para organizar os desfiles mais espetaculares, atraindo milhares de pessoas de toda a região.

Quase todos os países da América Latina celebram esta festa maravilhosa que entrega extravagância e expressões artísticas e culturais associadas a cada tradição. Múltiplos estudos destacam que o carnaval não é uma mera celebração descontrolada, mas cumpre uma importante função social. Eles transcendem uma simples forma artística de um grande espetáculo teatral para um modo de vida concreto que é vivenciado durante o carnaval.

Para a cultura Aymara, o carnaval ou Anata, ou “jogo” ritual agrícola, é realizado na época de Jullapacha ou chuvas, é o tempo feminino, tempo da Paxsi Mama (tempo da Lua) e da Pachamama.

A tradição e o sentido desta festa coletiva e comunitária que vivem nossos países nos levam a afirmar que é a expressão majoritária do desejo de viver bem, da construção em alegria de nossos processos emergentes, que nos encontram no tempo circular feminino e que nos projetam como territórios que celebram a paz acima do ódio.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos