Manifestação foi mobilizada por Movimento Pela Educação Sem Censura em Aparecida de Goiânia (GO)

Foto: Sérgio Bartolomeu

Ativistas pela Educação Sem Censura se manifestaram no final da manhã desta sexta-feira (19) na porta do Colégio Expressão em Aparecida de Goiânia (GO).

A manifestação ocorreu como forma de protesto contra a demissão de uma professora de História da Arte daquela instituição por ter vestido uma camiseta com inscrição referente a uma das mais famosas obras do artista plástico Hélio Oiticica. Além dessa docente, outros professores já foram demitidos em Goiás e obras literárias foram censuradas.

Na manifestação, que aconteceu no horário de saída dos estudantes do período matutino, o grupo formado por artistas, professores e advogadas, vestia camisetas iguais à da jovem professora , demitida injustamente, trazendo a famosa frase do pintor: “Seja marginal! Seja Herói”, quando também utilizaram uma mordaça.

Foto: Sérgio Bartolomeu

A manifestação marcou o surgimento do Movimento Pela Educação Sem Censura em Goiás, que visa acolher professores que estão sendo perseguidos, ingressar com ações judiciais contra os censores e realizar novos atos para sensibilizar a sociedade goiana da importância de defender a liberdade de cátedra, prevista na Constituição Federal.

Professores que estão sendo ameaçados e quiserem denunciar, podem entrar em contato pelo: [email protected]