Histórico! Petro e Francia vencem eleições e Colômbia elege primeiro governo de esquerda da história do país
Com 50,88% dos votos, a chapa Pacto Histórico de Gustavo Petro e Francia Marques derrotaram direitista Rodolfo Hernández, que teve 46,85%, num cenário com 94,57% das urnas apuradas.
A Colômbia acaba de eleger o primeiro governo de esquerda da história do país. Com 50,88% dos votos, a chapa Pacto Histórico de Gustavo Petro e Francia Marques derrotaram direitista Rodolfo Hernández, que teve 46,85%, num cenário com 94,57% das urnas apuradas.
Estamos testemunhando uma grande virada histórica do país sulamericano que poderá impactar no restante do continente.
Francia Marquez é ativista ambiental de longa data, feminista, além de uma das principais referências da luta antirracista do continente latino-americano. Nascida no estado de Cauca, região de maioria populacional negra, Francia já acumula um longo trajeto ativista em seu currículo.
Líder de esquerda e economista, Petro também atuou no grupo de guerrilha M-19. Nascido em Ciénaga de Oro, Córdoba, na costa caribenha, em 1960, entrou para a vida pública aos 21 anos, como conselheiro municipal. A eleição deste ano foi a terceira tentativa de Petro de ocupar a cadeira presidencial. Antes, o candidato foi senador e prefeito da capital colombiana, Bogotá.
Hoy es dia de fiesta para el pueblo. Que festeje la primera victoria popular. Que tantos sufrimientos se amortiguen en la alegria que hoy inunda el corazon de la Patria.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) June 19, 2022
Esta victoria para Dios y para el Pueblo y su historia. Hoy es el dia de las calles y las plazas.
https://twitter.com/FranciaMarquezM/status/1538650730952785920