O Digitaldubs, um coletivo de produtores do Rio de Janeiro, lançou no dia 25/1 o remix da música “Refavela”, do Gilberto Gil, que foi lançada originalmente em 1977. O grupo já trabalha com o remix da música desde 2000, porém dessa vez com uma novidade especial.

O próprio Gil regravou os vocais e seu filho, Bem Gil, participa tocando violão. O cantor e MC Jeru Banto também canta e rima nesta nova versão.

A música original é o resultado de uma busca que o artista fez às suas origens africanas, enquanto que na nova releitura a letra faz uma crítica às diferenças de classes entre a favela e a baixada (“Realidade contrastante de um barraco até a mansão” / “Diferença gritante de um salário pra um milhão” / “Pobreza planejada pra manter a dominação” / “Raggavela, refavela é canto de libertação”).

Há essa crítica presente nas duas versões, que mostra a realidade atual no Brasil e casa com a crítica feita na versão original de Gilberto Gil. “O mais interessante é o tipo de poesia feito por ele, consegue colocar problemas sociais de forma tão leve”, diz Marcus MPC, do Digitaldubs.

Tanto a música quanto o vídeo foram lançados no dia 25 de janeiro, mesmo dia em que o Digitaldubs foi convidado de Gilberto Gil para participarem do show de encerramento da turnê Refavela 40, que aconteceu no Circo Voador, no Rio de Janeiro.