Foto: Hugo Pereira/ Mídia NINJA

Acontece em Salvador/BA desde o dia 15 de janeiro o Encontro Internacional de Capoeira Angola, na Associação Brasileira de Capoeira Angola – ABCA, com sede no Pelourinho. Na abertura, mestres como Pele da Bomba, presidente da ABCA e a vice-presidente Lena, Mestre Zé do Lenço, Mestre Pé de Chumbo, Mestre Augusto Januário, Mestre Ciro e Mestre Bel apresentaram os temas “Capoeira e Africanidades” e “Capoeira é identidade de Gênero”

No primeiro dia, Mestre Bel, do Grupo Malungo de Feira de Santana – BA, apresentou seu estudo e vivência sobre o tema Capoeira e Identidade de Gênero, realizado em parceria com Augusto Leal, trazendo foco ao protagonismo das mulheres em toda a história da capoeira no Brasil, muitas vezes desconhecido e enfatizou a importância de cada vez mais a capoeira ser espaço das mulheres. O estudo foi consolidado no livro “Capoeira e Identidade de Gênero”.

A professora Simone apresentou seu estudo de doutorado sobre a influência africana na formação das culturas ameríndias a partir de intercâmbios realizados muito antes da colonização européia. Os estudos científicos evidenciam registros mais antigos de civilizações que remetem à África, tendo sido desenvolvido no Egito Antigo a tecnologia para navegação, tornando possível esses intercâmbios.

O encontro acontece até dia 20 de janeiro, com realização de oficinas de capoeira Angola, bate papo e exibição do documentário “Mestre Moa do Katendê, A primeira vítima” do diretor Carlos Pronzato, rodas de capoeira no Forte de Santo Antônio e na ABCA, entre outras atividades e vivências.

Confira as fotos da abertura:

Fotos: Hugo Pereira/ Mídia NINJA

Fotos: Hugo Pereira/ Mídia NINJA

Fotos: Hugo Pereira/ Mídia NINJA

Fotos: Hugo Pereira/ Mídia NINJA