TSE registrou mais de 1 milhão de atendimentos para o título de eleitor na véspera do fim do prazo
Eleitor tem até hoje para emitir, transferir e regularizar título
Eleitor tem até hoje para emitir, transferir e regularizar título
O número de atendimentos para o alistamento eleitoral já atingiu o recorde em 2022. Somente nesta terça-feira (3), um dia antes de finalizar o prazo para o registro de novos títulos, além de atualização e regularização, mais de um milhão de atendimentos foram realizados. Ao todo, o TSE registra 7.209.913 milhões de atendimentos. Em 2018, foram 5.401.285 e em 2014, 3.035.019.
Hoje, 4 de maio, é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar nas eleições.
Por meio do site oficial TítuloNet, é possível verificar pendências no título de eleitor, requerer a primeira via do documento, fazer a transferência de município de votação e alterar dados pessoais.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os cidadãos que fizerem as solicitações até às 23h59 desta quarta-feira serão atendidos. O tribunal explica que é preciso aguardar a análise dos pedidos, que deverão ser respondidos em até 30 dias. O andamento das solicitações também pode ser acompanhado pela internet.
O sistema de regularização registrou recorde de acessos nos últimos dias, quando foram contabilizados cerca de 1 milhão de acessos.
A partir desta quinta-feira (5), o cadastro eleitoral será fechado e não serão permitidas alterações nos dados dos eleitores. No dia 11 de julho, o TSE vai divulgar o número de eleitores aptos a votar no pleito deste ano.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.
Com informações de Agência Brasil