Projeto conta com a participação de Letícia Sabatella, Gilsons, Vitão, Moreno Veloso, entre outros artistas

Projeto será lançado oficialmente no dia 29.08, e conta com a participação de Letícia
Sabatella, Gilsons, Vitão, Moreno Veloso, entre outros artistas. Foto: Reprodução/UNE

A UNE (União Nacional dos Estudantes) lança na data que marca os dez anos da sanção da Lei de Cotas 12.711/2012, o filme “AS COTAS”, com participação de artistas interpretando música de Chico César, com letra de Carlos Rennó. 

Com o clipe, a UNE objetiva ampliar o debate público sobre a urgência da continuidade e revisão da Lei, que tem vigência prevista até 2022, e que transformou o acesso das universidades federais. 

A obra audiovisual revela símbolos da luta dos brasileiros por direitos, ao mesmo tempo em que reúne um time de estrelas da música popular brasileira para contar essa história em forma de canção 

Entre os artista que se engajaram nessa mobilização e atuaram no filme estão: Fabiana Cozza, Flor Gil, Gilsons (Francisco Gil, João Gil, José Gil), Iara Rennó, José Miguel Wisnik, Célia Xakriabá, Edvan Fulni-ô, Leci Brandão, Letícia Sabatella, Martnália, Moreno Veloso,Teresa Cristina e Vitão. 

Ampliar e dar continuidade a essa política pública é um dos nossos principais desafios; universidades brasileiras popularizadas, com diversidade cultural, sendo pilares para o desenvolvimento do país e de redução das desigualdades”, observa Bruna Brelaz, presidente da UNE. 

Sobre o filme e referências 

O filme-ensaio mostra a trajetória da população negra e indígena no Brasil, desde à colonização até os dias atuais, passando pela histórica conquista da lei de Cotas, em 2012, como uma ação afirmativa para reparar a privação de oportunidades gerada pelos 300 anos de escravidão. 

A narrativa conduz os espectadores pelos nobres corredores do Largo de São Francisco, sede da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ocupados não mais por membros da elite, mas por povos indígenas, estudantes de pele negra, pessoas LGBTQIAP+ e toda a diversidade que agora desfila pelas universidades brasileiras. 

Comprovadamente, após dez anos, o perfil dos estudantes mudou, graças à política de cotas. E essa é a principal narrativa do filme, que busca contar a história de estudantes que tiveram suas vidas e de suas famílias transformadas por essa ação afirmativa. O vídeo funciona ainda como um estímulo visual para defender a ampliação das cotas e sua renovação nas instituições de ensino.

A escolha da locação não foi aleatória: o Largo de São Francisco, além de ser palco de grandes manifestações pela democracia (como no caso do ato que reuniu milhares de pessoas no dia 11 de agosto, na leitura da Carta pela Democracia), também representa um símbolo da elite intelectual, que por muitos anos foi composta apenas de homens brancos. 

Agora, com o lançamento do filme, a UNE quer contar uma nova história, protagonizada por Letícia Chagas e Bruna Brelaz, primeiras presidentas negras do Centro Acadêmico XXI de Agosto e da União Nacional dos Estudantes, respectivamente. Ambas são mulheres negras que, juntas, demonstram a mudança nas salas de aula das universidades. 

Além disso, no ano passado a instituição concedeu a outorga do título de doutor honoris causa póstumo a Luiz Gama, um dos principais militantes no movimento abolicionista no Brasil. 

As verdadeiras estrelas do filme são, de fato, os novos rostos da universidade brasileira: negros, mulheres, indígenas, pessoas LGBTQIAP+ e toda a gente que chegou à sala de aula graças às cotas.

Confira:


Lançamento: 

“As Cotas” 

Onde: canal da UNE no Youtube

FICHA TÉCNICA 

AS COTAS 

Música: Chico César 

Letra: Carlos Rennó 

Direção: Fábio Bardella e Guilherme Martins 

Realização: União Nacional dos Estudantes 

Produção: Realqualquer 

CONFIRA A FICHA TÉCNICA COMPLETA, CLICANDO AQUI

Mais informações a campanha “Eu defendo as cotas”: 

Site da Campanha: https://defendoascotas.org.br/ 

Estudo Técnico “De lá para cá: 10 anos da Lei 12.711” 

https://www.une.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Relatorio-Digital.pdf