Foto: Mayra Azzi / Mídia NINJA

A Mandata Coletiva Quilombo Periférico busca conquistar mais um mandato no legislativo paulista após a experiência da bancada na Câmara dos Vereadores de São Paulo. No município, o Quilombo já tem uma vaga na 18ª legislatura com Elaine Mineiro, Débora Dias, Samara Sosthenes, Erick Ovelha e Alex Barcellos. Nessas eleições, uma bancada formada pela professora Vânia Pereira, pela ativista Célia Rosana, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e pelo Babalorixá Júlio disputam também uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo.

“Esse é um projeto que está em construção. O Quilombo Periférico já tem uma mandato na maior cidade do país e nós queremos levar isso pra Alesp”, afirma Vânia. “Nós queremos uma São Paulo sem racismo, um legado que a gente quer deixar pra gerações que estão por vir”.

Célia, que assentada do MST, reforça a necessidade da luta pela soberania popular em tempos emergenciais em que o país voltou com altos índices de fome. “É um direito dos povos comer comida saudável, sem veneno, e ter acesso à alimentação”, afirma. “Nas escolas agora querem dar merenda seca pra crianças. Na periferias as pessoas estão passando fome”.

Para Vânia, o projeto que o Quilombo encampa ainda tem pouca visibilidade na sociedade de uma forma geral, mas estão confiantes em conquistar mais um espaço institucional junto a Fernando Haddad no governo de São Paulo. “A gente precisa ocupar esse espaço pra fazer política pública pra periferia”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais das candidatas? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/quilomboperiferico/
▪️ Facebook – facebook.com/mandataquilomboperiferico
▪️ Twitter – twitter.com/quilomboperifa

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher