“Carvão”, “O Clube dos Anjos” e “Kevin”, lideram os destaques da semana

“Carvão”, de Carolina Markowicz. Foto: Divulgação / Pandora Filmes

Por Sérgio Madruga

Novembro começou trazendo grandes títulos às salas de cinema brasileiras. A primeira semana de estreias do mês traz filmes que acabaram de sair de renomados eventos cinematográficos, como o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que chegou ao fim no último dia 2.

Destacam-se os filmes nacionais “Carvão”, primeiro longa de Carolina Markowicz, “Clube dos Anjos”, de Angelo Defanti, e “Kevin”, documentário afetuoso de Joana Oliveira. Há também os internacionais “Com Amor e Fúria”, de Claire Denis e “A Conferência”, de Matti Geschonneck.

“Carvão”

Destaque em grandes festivais como o de Toronto, San Sebastian, Rio e Mostra SP, o primeiro longa-metragem de Carolina Markowicz, finalmente chega ao circuito comercial, podendo ser conferido pelo grande público. Com elenco formado por Maeve Jinkings, César Bordón, Jean Costa, Romulo Braga, Camila Márdila e Pedro Wagner, o filme conta a história de Irene e Jairo, casal que possui uma carvoaria no quintal de casa. Residentes de uma cidade do interior, eles vivem uma realidade desafiadora, de trabalho e cuidados com o filho do casal e do pai de Irene. Ao receberem a proposta de hospedar um estrangeiro misterioso, em troca de um bom valor, eles aceitam a oferta, sem saber das consequências que isso pode trazer à família.

Assista ao trailer do filme:

“O Clube dos Anjos”

Após ser exibido no 24º Festival do Rio e na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o filme de Angelo Defanti chega ao circuito comercial. Baseada na obra homônima de Luis Fernando Verissimo, a trama gira em torno de um grupo de amigos de longa data, que realizam encontros mensais, chamados de “Clube do Picadinho”. A chegada de um misterioso cozinheiro torna o encontro ainda mais agradável. Porém, após cada jantar, um integrante do grupo amanhece morto, levantando uma série de questões a serem resolvidas. O elenco de peso é formado por nomes como Otávio Muller, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Marco Ricca, Augusto Madeira, André Abujamra, César Melo e Ângelo Antônio.

Assista ao trailer do filme:

“Kevin”

Longa documental com direção de Joana Oliveira, que mostra o reencontro com sua amiga Kevin Adweko. É a primeira vez que Joana visita Kevin na Uganda. Elas se tornaram amigas há 20 anos, quando estudaram juntas na Alemanha. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar a vida e um elo de amor e sororidade que resiste à distância e ao tempo.

Assista ao trailer do filme:

“Com Amor e Fúria”

Drama francês com direção de Claire Denis e a aclamada atriz Juliette Binoche no elenco. Na trama, ela interpreta Sara, mulher que aparentemente vive muito bem com seu companheiro, Jean, vivido por Vincent Lindon. Entregues à paixão, o casal é surpreendido pelo retorno de François, interpretado por Grégoire Colin, com quem Sara viveu um romance no passado – além de ser amigo de Jean. A presença de François coloca Sara e Jean numa situação complicada e novos desafios surgem.

Assista ao trailer do filme:

“A Conferência”

Presente na mostra “Panorama do Cinema Mundial” do Festival do Rio, o filme traz um retrato histórico da Alemanha nazista, algo difícil de assistir, porém, importante para lembrar das atrocidades realizadas na época. Representantes do alto escalão do nazismo alemão se reúnem em Wannsee, ao sudoeste de Berlim, no dia 20 de janeiro de 1942. O principal tema do encontro, que ficaria conhecido como Conferência de Wannsee, é a chamada “Solução Final da Questão Judaica”. O longa tem direção de Matti Geschonneck.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (27)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (20)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (13)