Por Marilda Campbell

O Festival de Tribeca, um dos maiores eventos de cinema independente, que ocorreu entre 7 e 18 de junho, em Nova Iorque, premiou o longa brasileiro “Estranho Caminho” nas categorias de Melhor Filme; Melhor Ator, para Carlos Francisco; Melhor Roteiro, para Guto Parente; e Melhor Fotografia, para Linga Acácio.

O longa do diretor cearense Guto Parente foi uma das oito produções selecionadas para a Competição Internacional e fez a sua première mundial no Festival.

“Estranho Caminho” é um drama fantástico que acompanha a trajetória de David (Lucas Limeira), um jovem cineasta que ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo (Carlos Francisco), um sujeito peculiar com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. Após o reencontro dos dois, coisas estranhas começam a acontecer.

“Um grande roteiro é uma combinação de estrutura e poesia. Nosso prêmio vai para o roteiro que nos deu não apenas a dor da reconciliação, mas uma expressão alegre do absurdo”, destacou o Júri da Competição Internacional.

“O vencedor nesta categoria nos surpreendeu com a força de seu visual. Uma fotografia que ilumina a narrativa não só com a beleza natural do local, mas com a paisagem psicológica do protagonista”, frisaram. 

“Em uma lista cheia de performances convincentes, uma chamou atenção por seu realismo magnético. Esse ator equilibrou as nuances da humanidade e exigiu ser observado. Temos o prazer de homenagear Carlos Francisco como Melhor Performance em Longa” , disse o Júri da Competição Internacional ao entregar o prêmio ao ator.

Foto: Divulgação

Em 2022, “Estranho Caminho” recebeu o prêmio WIP Paradiso de Melhor Produção Brasileira no Festival de San Sebastián, na Espanha. Após ser premiado no Tribeca, o longa segue pelo circuito de festivais e tem previsão de estreia nos cinemas para o segundo semestre deste ano, com distribuição pela Embaúba Filmes.

“Estranho Caminho” foi filmado em Fortaleza, com financiamento pelo edital da Secretaria de Cultura do Ceará, com recursos da Lei Aldir Blanc, e com apoio do Show Me The Fund e do Projeto Paradiso.

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Guto Parente
Produção: Ticiana Augusto Lima
Direção de Fotografia: Linga Acácio
Direção de Arte: Taís Augusto
Som: Lucas Coelho
Figurino: Thais de Campos
Preparação de Elenco: Noá Bonoba
Trilha Musical: Uirá dos Reis e Fafa Nascimento

O Tribeca Festival é um evento anual, organizado pela Tribeca Produções, que apresenta uma seleção diversificada de filmes, documentários, palestras, músicas, jogos, arte e programação imersiva. O Tribeca foi fundado por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff em 2002 para estimular a revitalização econômica e cultural de Manhattan após os ataques de 11 de setembro ao World Trade Center.