Longa mineiro desbancou os concorrentes “A Viagem de Pedro”, “Carvão”, “Paloma”, “Pacificado” e “A Mãe”

Filme tem direção de Gabriel Martins e faz parte da produtora Filmes de Plástico. Foto: Reprodução

“Marte Um”, de Gabriel Martins, é o filme escolhido pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2023.

“A escolha de ‘Marte Um’ para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. ‘Marte Um’ sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”, disse a presidente da comissão Bárbara Cariry, em declaração oficial.

O longa acompanha a família Martins, que são pessoas sonhadores e otimistas, mas que após a eleição de um presidente de extrema-direita, se veem decepcionados, mas sem perder a capacidade de sonhar. O elenco é formado por Rejane Faria, Carlos Francisco, Cícero Lucas, Camilla Damião, entre outros.

No mês passado, “Marte Um” fez sucesso no 50º Festival de Cinema de Gramado, onde venceu os Kikitos de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, Júri Popular e Prêmio Especial do Júri. Além da exibição do longa ter sido super elogiada pela crítica, apontando para este resultado atual de aproximação do Oscar.

Agora, o filme irá passar pela seleção da Academia do Oscar, podendo chegar na lista de 15 pré-selecionados de todo o mundo. Esta lista será divulgada no dia 21 de dezembro. O último corte, que resulta nos cinco indicados, será revelado em 24 de janeiro de 2023.

A 95ª edição do Oscar, acontecerá no dia 12 de março do ano que vem, em Los Angeles.

Leia mais:

Do coração do mundo e além: Marte Um chega às salas de cinema em agosto