Atriz brasileira está no elenco de ‘Música’, longa que estreia dia 4 de abril, na Amazon Prime Video. A jovem de 29 anos está nos EUA desde 2016 e realiza o sonho de criança, após enfrentar preconceito e vários obstáculos para viver de sua arte no exterior

Foto: Robby Klein/Getty Images

Por Ricardo Carvalho

Gabriela Amerth é uma atriz brasileira suburbana que, aos 29 anos, está conseguindo realizar seu sonho de criança, morar nos Estados Unidos e atuar em Hollywood. Em breve, sua performance mais recente poderá ser vista no filme ‘Música’, da Amazon Studios, dirigido por Rudy Mancuso e estrelado por Camila Mendes (‘Riverdale’). A produção estreia no dia 4 de abril na plataforma digital Amazon Prime Video.

Esta é a segunda grande participação de Gabriela em Hollywood. Ainda em 2022, fez parte do elenco do aclamado “Brownsville Bred”, de Elaine del Valle, produzido pela ‘WarnerMedia 150’ e pelo ‘Sundance Institute’. A obra recebeu o Prêmio da Audiência na categoria piloto do festival SXSW em 2022. As gravações terminaram em 2023 e a data de estreia para o grande público será divulgada em breve. O elenco também conta com a estrela da Broadway Javier Muñoz (“Hamilton”, “In The Heights”) e com a atriz Karina Ortiz (“Orange Is the New Black”, “The Walking Dead: Dead City”).

Dedicação e paixão pela arte

Desde sua infância no bairro do Engenho de Dentro, no subúrbio do Rio de Janeiro, Gabriela nutria o sonho de se tornar uma atriz internacional. Em 2016, ela embarcou em uma jornada para os Estados Unidos, determinada a conquistar seus objetivos. Sua dedicação e paixão pela arte a levaram a superar muitos obstáculos antes de, finalmente, iniciar sua carreira como atriz no país onde escolheu viver.

No Brasil, enfrentou a gordofobia no teatro diversas vezes. Um diretor chegou a sugerir que ela emagrecesse se quisesse ser atriz profissional, apesar de ter 1,73m e 80kg na época. Teve experiências diversas, desde trabalhar no Outback e no Rock in Rio até cantar nas ruas do Rio de Janeiro, tudo para financiar sua mudança. Em Nova Iorque, trabalhou como babá, passeadora de cães, recepcionista e vendedora de bijuteria por alguns anos antes de conseguir entrar no mercado de atuação.

“Me lembro de ter seis anos e querer ser atriz. Eu sempre quis isso. Lembro de dizer que ia ser atriz, que ia me mudar para Nova Iorque e o pessoal ria de mim. Mas eu nunca me deixei abater. Quanto mais diziam que era muito difícil, que eu era louca, mais eu pensava ‘ah, é? então vocês vão ver!’”, conta.

Gabriela Amerth é uma artista completa, com formação em Artes Dramáticas e experiência em cinema, teatro, fotografia e canto. Sua capacidade de contar histórias e conectar-se com o público é evidente. Ganhou reconhecimento de Festival em Berlim e recebeu outros prêmios por seu micro curta “A N X I E T Y”, que explora um dia na vida de quem tem ansiedade crônica.

Mais informações aqui.