Com três mundiais no currículo, Tamires Dias quase desistiu da carreira no futebol

Foto: Steffen Prößdorf

Por Luiza Diniz

De Caeté para o mundo, a mineira Tamires Cássia Dias Gomes disputa seu terceiro mundial junto ao elenco de estrelas da seleção brasileira feminina. A atleta, que exibe um currículo admirável com títulos na Libertadores, Supercopa e Campeonato Paulista, sonha em conquistar sua maior glória no futebol: levantar a taça de campeã da Copa do Mundo Feminina 2023.

Apaixonada por futebol desde pequena, a lateral esquerda da seleção iniciou sua trajetória aos 14 anos no futsal e em seguida, estreando profissionalmente nos campos, teve uma breve passagem no Juventus da Mooca. Entre 2006 e 2008, Tamires integrou a equipe do Santos, passou pelo futebol norte americano no Charlotte Eagles e retornou ao Brasil para atuar no Ferroviária.

Com a carreira em ascensão e cheia de sonhos, a jogadora foi surpreendida no ano seguinte ao descobrir que estava esperando seu primeiro filho, fruto da relação com o também jogador César de Britto. Nesse novo cenário de sua vida, a atleta tomou a difícil decisão de deixar as chuteiras de lado para se dedicar exclusivamente à sua família e ao seu primogênito Bernardo, que hoje tem 14 anos.

Em entrevista à CBF TV, antes do Mundial de 2019, Tamires abriu seu coração sobre essa fase desafiadora na sua trajetória:

“ — Foi um baque, não esperava.
Achei que o futebol tinha acabado para mim.
Ouvi de pessoas que tinha acabado.
Não tinha maturidade para lidar com a situação.”

Apesar das dificuldades, a maternidade trouxe mais garra à Tamires, que após quatro anos de hiato, regressou aos campos no Centro Olímpico paulista em 2013. Seu recomeço no esporte foi tão extraordinário quanto seu talento e em pouco tempo a esportista foi convocada para seleção brasileira, disputando sua primeira Copa do Mundo no ano de 2015.

Foto: Reprodução / Agência de Notícias ANDES / Wikimedia

Ganhando cada dia mais destaque na cena esportiva, a craque brasileira assinou contrato com o Fortuna Hjørring da Dinamarca, onde jogou por quatro anos até ser contratada pelo Corinthians, seu atual clube. A mamãe da Fiel, como é carinhosamente apelidada pela torcida do clube que defende, fez das adversidades um combustível para seguir em frente, sendo convocada novamente a compor o elenco base da seleção brasileira no mundial da França em 2019.

Movida por desafios, Tamires se aventurou no mundo da música recentemente ao dividir os vocais com a namorada Gabi Fernandes na música “Ela escreve a própria história”.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Tamires Dias (@tamires)


A canção, que traz referências ao empoderamento feminino e à luta das mulheres para alcançar seu espaço, se mistura um pouco com a história da meio campista, que enfrentou momentos difíceis antes de atingir o sucesso.

Porém, seguir a carreira como cantora não está nos planos de Tamires Dias. Com experiência em mundiais, a craque está pronta para mostrar todo seu talento em campo e lutar pelo primeiro título da seleção feminina na Copa do Mundo da Oceania.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube