Na estreia do grupo do Brasil na Copa do Mundo, Embolo marcou o gol da vitória suíça na partida contra Camarões, mas não comemorou seu feito

Foto: Fabrice Coffrini / AFP

Por Luiza Diniz e Mizpá Barros

Disputando sua segunda Copa do Mundo, aos 25 anos, o atleta foi responsável pelo gol da vitória suíça por 1 a 0, sendo esse também o primeiro gol da carreira marcado no Mundial, desde sua estreia em 2018 na Rússia.

O jogador Breel Donald Embolo nasceu em Yaoundé, capital de Camarões, no dia 14 de fevereiro de 1997. Mas aos 5 anos, o jovem se mudou para a Suíça com a mãe e recebeu a cidadania suíça em 2014. Três meses depois, aos 18 anos, disputou sua primeira partida pela seleção europeia.

https://twitter.com/AS_Monaco_EN/status/1548042791921455105

Embolo foi revelado no FC Basel, jogou na liga alemã Bundesliga e atualmente, compõe o elenco do AS Monaco. No primeiro time, o jogador levou 2 minutos para marcar seu primeiro gol como profissional. Antes dos 17 anos, o jogador já estreava no FIFA 14, um dos principais simuladores de jogos no vídeo game.

Respeito e responsabilidade

Fora dos campos, o atacante se dedica aos projetos sociais. Em 2014, criou a Embolo Foudation, organização sem fins lucrativos que apoia crianças refugiadas na Suíça, além de oferecer suporte às crianças de Camarões e do Peru, através de ações que unem futebol, educação e saúde.


Apesar da emoção de viver sua segunda Copa do Mundo, Embolo vem sofrendo críticas por defender a seleção suíça desde o momento de sua convocação. Porém, isso não abala o atleta, que já está acostumado com esse movimento de alguns torcedores.

“Vou experimentar emoções especiais, com certeza. Vou ter que lidar com elas. Mas as coisas estão bem tranquilas por enquanto. São normais (as críticas). Não podemos concordar com todas. No entanto, as coisas sempre foram claras: foi uma escolha da Suíça, não contra Camarões”, disse o atleta em coletiva de imprensa nesta terça-feira (22).

Se você quiser conhecer mais sobre o Embolo, a sugestão é a série Beyond Breel no Youtube.

O próximo jogo da Suíça é contra o Brasil, no estádio 974 (Ras Abu Aboud), no dia 28 de novembro às 13h.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube