Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Por Patrick Simões / Além da Arena

Richarlison é um jogador raro no futebol atual: ele consegue criar uma identificação com o torcedor brasileiro, que muitas vezes se sente distante da Seleção e seus jogadores. Esse distanciamento ocorre por um deslocamento da realidade, atrelada à presença cada vez menor dos principais jogadores nos clubes brasileiros e à ligação da camisa amarela é bandeira nacional ao bolsonarismo.

Richarlison é exceção, e o fato dele ter feito os dois gols da Seleção na estreia da Copa contribui muito para a reaproximação de parte considerável da sociedade em relação à Seleção Brasileira. Através de suas falas, posicionamentos, ações e forma de se expressar, muitas pessoas se vêem em Richarlison, criando identificação enquanto ele representa o país com seus gols.

O capixaba, que começou na várzea e teve muitas dificuldades antes de se profissionalizar no América (MG) em 2015, constantemente se posiciona em assuntos importantes que ocorrem no Brasil. Ele tem uma série de posicionamentos em prol de pautas sociais.

Durante a Copa América, sediada no Brasil em meio ao auge da pandemia e após Colômbia e Argentina desistirem, Richarlison se posicionou homenageando a ciência em suas chuteiras. Ele leiloou sua chuteira para doá-la à USP e também fez campanha em prol da vacinação, enquanto o discurso bolsonarista a negligenciava.

O camisa 9 da Seleção é atento a pautas que geralmente são distantes dos jogadores mais famosos. Cobrou por luz no Amapá, quando estavam a duas semanas sem iluminação, e doou 10 cilindros de oxigênio à Manaus, que colapsava sem os recursos na pandemia.

Richarlison também se posiciona em casos de racismo, como o de George Floyd e João Pedro, se colocando no lugar da população pobre e negra: “poderia ser comigo”. Richarlison também se posicionou a favor do movimento LGBTQIA+ e doa 10% do seu salário para um hospital do câncer em Barretos, criada por ele.

Quando Pombo, com todo esse histórico, é o grande nome da estreia da Seleção, ele traz para muitas pessoas a sensação de pertencimento, que estava distante. Além disso, seu carisma e sua trajetória inspiram garotos e garotas que não tem oportunidades e sonham em chegar à Seleção. Richarlison se mostra um deles e se torna um símbolo para as próximas gerações. Richarlison Andrade, obrigado por tudo, sua importância transcende o futebol!