Oito estados sofrem com chuvas atípicas em novembro e seguem com previsões de altas temperaturas e temporais para dezembro

Região da BR-376 afetada pelo deslizamento (Reprodução: CENACID-UFPR/fotospublicas)

Por Hellen Sacramento

Os estados de Santa Catarina, Paraná, Sergipe, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro sofreram fortes chuvas com deslizamentos, inundações e quedas de energia. A expectativa para o mês de dezembro é que os temporais, conhecidos como chuvas de verão, mantenham um alto volume e as temperaturas subam pelo Brasil. 

Transtornos das chuvas

Segundo a CNN foram 178 municípios afetados com os temporais, mais de 10 pessoas morreram, 17 mil estão desalojados e mais de 2 mil desabrigados. 

  • Bahia: 8.803 desalojados e 495 desabrigados
  • Espírito Santo: 3.366 desalojados e 898 desabrigados
  • Minas Gerais: 3.598 desalojados e 968 desabrigados
  • Paraná: 616 desalojados e 206 desabrigados
  • Santa Catarina: 926 desalojados e 238 desabrigados
  • Sergipe: 73 desalojados e 16 desabrigados
  • São Paulo: 103 desalojados e 11 desabrigados

Os meteorologistas do ClimaTempo afirmam que dois fatores principais influenciaram as chuvas repentinas do último mês. O fenômeno Lã Nina e a chegada de uma frente fria vinda da Antártida, trazendo uma onda de frio de forma inédita para um mês antes do início do verão. 

Essa massa de ar causou chuvas de granizo nos estados na primeira quinzena de novembro, devastando plantações. Por outro lado, uma tempestade de poeira no interior de São Paulo, e geadas em Santa Catarina, no final do mês. 

O fenômeno Lã Nina influencia o tempo nas regiões Norte e Nordeste com mais precipitações de chuvas, devido ao resfriamentos de parte das águas superficiais do Pacífico. No sul do país é possível que as temperaturas sejam mais amenas e com menos chances de temporais. 

Em Guaratuba, a rodovia BR-376 que é uma das principais ligações entre Paraná e Santa Catarina, está interditada por 8 dias, desde a segunda-feira (28), devido a um deslizamento de terra que deixou 2 mortos e 12 pessoas sobreviventes com 3 carros e 6 caminhões soterrados pela cachoeira de lama. 

Equipes do Bombeiro e da Arteris Litoral Sul durante a remoção da lama (Reprodução: Albari Rosa/AEN/fotospublicas)

A concessionária Arteris Litoral Sul cuida do trecho Corredor do Mercosul alertou que a BR-376 continuará bloqueada até o fim da terça-feira (06) caso o tempo se mantenha estável e sem riscos de chuvas na área afetada. Por enquanto a Arteris mantém fechada a via e disponibiliza outros trajetos.

Previsões de 05 a 12 de dezembro

A previsão do Climatempo é que dezembro registre fortes chuvas nas mesmas regiões atingidas por tempestades em novembro. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de chuva significativos no noroeste do País e, também, no leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais entre os dias 5 e 12 deste mês. Já em parte do Nordeste do Brasil, principalmente em áreas do norte da região, o tempo ficará seco. 

Mapa meteorológico (Reprodução: portal inmet)

A região Norte tem acúmulo de mais de 20 mm de chuva, com áreas de norte de Rondônia, leste do Acre e sul do Amazonas com volume superior a 50 mm e no leste de Roraima, norte do Pará e do Amapá não deve passar de 40 mm.

No nordeste o volume é baixo entre 20 mm a 40 mm na maioria da região. O contrário acontece no centro-oeste, com acúmulo superior a 50 mm no noroeste de Mato Grosso, na área central de Goiás e Distrito Federal. 

No sudeste a chuva é mais intensa no sul de Minas Gerais e leste de São Paulo ultrapassando 50mm. No leste de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo não deve passar de 30 mm.

No sul, os volumes podem ultrapassar 50 mm no oeste de Santa Catarina e do Paraná, enquanto as outras áreas se estabilizam entre 20 mm a 50 mm.