Artesãs indígenas desenvolveram peça especial para Anitta usar no carnaval.

Anitta se apresentou ontem, no Carnaval de Olinda com um figurino inspirado nas mulheres guerreiras e homenageando a Cabocla Jurema. Confeccionado pelas artesãs Tentehar da aldeia Ypaw Myz’ym, na Terra Indígena Arariboia, o look foi desenvolvido em colaboração com a stylist Clara Lima.

A ideia de desenvolver o look veio da própria Anitta como uma forma de homenagear a religiosidade afro-brasileira, que faz parte da sua espiritualidade e que também está atrelada ao Carnaval.

Ma’irTamakyxa, uma das artesãs responsáveis pela peça contou sobre o processo em suas redes “Foi assim: de forma muito simples, mas muito dedicada que produzimos essa peça incrível da Annita. Dia e noite as guerreiras @ihe_elisa e @marinaguajajara se esforçaram para entregar o melhor para a querida Annita.”

 

A parceria busca também visibilizar um dos traços mais fortes dos indígenas que é a veia artesã que resiste entre os povos. “Mais que um estímulo à nossa cultura e empreendedorismo a parceria é extremamente simbólica e marcará a história.”, conclui Ma’irTamakyxa.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (@guajajarasonia), também celebrou a homenagem que diz ser uma “forma de valorizar o trabalho das artesãs, das artistas indígenas”. A peça foi feita aos moldes Guajajara, com a padronagem especial da festa do mel usando com miçangas e titircas “É moda, é arte, é cultura e é isso que a gente precisa, de pessoas que valorizem também esses diversos modos de vida e essa diversidade que é o nosso Brasil”.

Em suas redes Anitta contou sobre a escolha do figurino. “Esse look em homenagem à Jurema me enche de orgulho, porque a história dela fala muito sobre força. Sempre sonhei em homenageá-la de alguma forma. Fazer isso no Carnaval é muito especial para mim!”.