Carol e Bárbara são campeãs, Thamela e Vic ficam com bronze no Elite 16 de vôlei de praia no Rio
Final masculina foi marcada por duelo entre irmãos, ingleses levaram a melhor e conquistaram a torcida carioca.
Por Tatiana Abreu
Neste domingo, Carol Solberg e Bárbara Seixas foram campeãs do Elite 16 do Rio de Janeiro. Na disputa do título do Circuito Mundial, elas derrotaram as estadunidenses Cannon/Kraft por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/18. Com ajuda da torcida brasileira que fez barulho em Copacabana, a dupla vibrou cada ponto e se divertiu em um jogo considerado tranquilo. As cariocas fecharam com tranquilidade ambos os sets.
A dupla brasileira Thâmela e Vic completou o pódio feminino com o terceiro lugar ao vencerem Ittlinger/Van De Velde, da Alemanha, por 2 sets a 0 (21/19 e 21/16). A dupla ficou com a medalha de bronze, mais uma dessa dupla que mostrou ainda mais entrosamento no Circuito Mundial, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
As duas duplas brasileiras destacaram a presença e embalo da torcida durante os jogos. O público lotou a arena de Copacabana, que voltou a receber uma final internacional de vôlei de praia depois de oito anos.
Última etapa do Mundial foi marcada por despedida
Carol Solberg e Bárbara Seixas escolheram as areias de Copacabana para o fim da parceria que as levou aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Juntas desde 2021, Carol e Bárbara chegaram a vencer a primeira etapa de Elite 16 em Doha, no Catar, este ano. A dupla anuncia o fim da parceria após o resultado nas Olimpíadas de Paris não ter sido o esperado. Na ocasião, elas foram eliminadas nas oitavas de final.
Carol deixou claro que tem planos em seguir brigando por uma vaga para Los Angeles 2028. A atleta, que estreou em Jogos Olímpicos em Paris, ainda não revelou sua nova dupla. Já Bárbara ainda não decidiu os próximos passos. A medalhista de prata da Rio 2016 quer descansar do ano repleto de emoções para fazer sua decisão para o novo ciclo.
Chave masculina
Na chave masculina, a final foi protagonizada por duas duplas nunca haviam vencido uma etapa de Elite do circuito e ambas as equipes eram formadas por irmãos. Os ingleses Joaquim e Javier Bello levaram a melhor contra os argentinos Nicolás e Tomás Capogrosso, vencendo por 2 sets a 1.
Com um primeiro set extremamente disputado, os Capogrosso acabaram vencendo por 24 a 22. Já o segundo set foi muito disputado para os dois lados. A dupla Argentina teve a chance de fechar três vezes. No entanto, os ingleses seguraram o resultado de um set intenso, que terminou 30 a 28.
Na disputa do 3° lugar, os letões Plavins/Forekots superaram os noruegueses Mol/Sorum, até então favoritos, por 2×1. Vale lembrar que os brasileiros que foram mais longe na etapa caíram na rodada de 12, com Adelmo/André e Arthur/Adrielson sendo eliminados precocemente.