Conheça os filmes brasileiros que disputaram categoria no Oscar 2024
Longas concorrem a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional
Por Lilianna Bernartt
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolheu os seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 96ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Oscar 2024. Conheça os títulos e saiba onde assistir.
“Urubus”
Primeiro Longa metragem dirigido por Claudio Borelli, o filme acompanha Trinchas, líder de um grupo de pichadores que se apaixona por Valéria e juntos, participam da invasão da Bienal de Arte de São Paulo. A invasão coloca a periferia como foco da discussão sobre arte. O longa também teve uma trajetória internacional premiada, com passagem pelo British Independent Film Festival, LAIFFA Winter Award, festival de cinema independente de Los Angeles e outros.
Onde assistir: disponível ON DEMAND.
“Estranho Caminho”
Temos Ceará na disputa pelo Oscar. “Estranho caminho”, filme cearense, é um dos 6 pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2024. Dirigido por Guto Parente, o Longa venceu diversos prêmios no Festival de Cinema de Tribeca de 2023, levando Melhor Filme, Roteiro, Fotografia e Performance. Em sua jornada, já foi exibido em vários países com Egito, Portugal, Estados Unidos.
A história acompanha David, um cineasta que retorna ao Brasil pela primeira vez após muitos anos fora. Quando ele retorna, procura por seu pai, que não vê há 10 anos. Quando o encontra, ambos são surpreendidos pelo Lockdown e obrigados a conviver.
Onde assistir: Previsão de estreia para o segundo semestre de 2023.
“Noites Alienígenas”
O Acre vem com tudo. “Noites Alienígenas”, filme Acreano, fez história ao ser o primeiro longa-metragem do Acre a ser premiado no Festival de Gramado. O filme foi o grande vencedor em 2022. O longa dirigido por Sérgio de Carvalho vem, desde sua estreia, angariando elogios e prêmios. Teve destaque ainda na Suécia e Portugal, e acompanha o cotidiano de jovens que tem suas vidas mudadas pela chegada de facções criminosas no Norte do país.
Onde assistir: Netflix.
“Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”
O longa dirigido por Eduardo Albergaria conta a biografia da dupla Claudinho e Buchecha, e mostra a história da amizade entre eles e a ascensão ao sucesso. Conta com diversas músicas que marcaram a carreira da dupla e já chega nos cinemas dia 21 de setembro.
“Retratos Fantasmas”
Um dos favoritos a vaga, o novo filme do premiado diretor Kleber Mendonça Filho, “Retratos Fantasmas” já ultrapassa mais de 50 mil espectadores e vem fazendo uma trajetória única de sucesso. Teve sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2023 e foi selecionado e exibido nos principais Festivais Internacionais de cinema, como TIFF – Toronto International Film Festival 2023, New York Film Festival, além de ter sido escolhido como filme de abertura no Festival de Gramado de 2023.
O longa é um documentário ambientado no centro da cidade de Recife que, a partir da trajetória cinematográfica do próprio diretor, explora a história do centro da cidade e das salas de cinema de rua que eram grandes responsáveis pela movimentação cultural.
Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
“Pedágio”
Outro favorito à disputada vaga, “Pedágio” é o segundo longa metragem da premiada diretora Carolina Markowicz e o único longa dirigido por uma mulher na disputa. O filme acaba de iniciar sua trajetória internacional e já foi selecionado para diversos festivais Internacionais de cinema, como o TIFF -Toronto International Film Festival 2023.
O filme conta a história de Suellen, uma cobradora de pedágio que usa seu trabalho para ganhar dinheiro ilegalmente e pagar a ida (à força) de seu filho a um curso de cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.
Onde assistir: ainda sem previsão de estreia no Brasil.
A comissão responsável pela seleção do candidato brasileiro é formada por Alessandra Krueger, André Carreira, Ane Siderman, Affonso Beato, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Hsu Chein, Gabriel Martins, João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Plinio Profeta, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Jr. A comissão é presidida por Ilda Santiago.
O anúncio do filme escolhido será feito nesta terça-feira (12).
Leia mais:
https://midianinja.org/news/tentando-uma-indicacao-no-oscar-2024-pedagio-e-o-unico-filme-de-uma-diretora-mulher-na-disputa/
https://midianinja.org/news/rumo-ao-oscar-2024-conheca-os-seis-filmes-selecionados-para-tentar-uma-vaga-de-melhor-filme-internacional/