Drone sobrevoa Prefeitura de São Paulo com faixa contra projeto de vigilância da gestão Ricardo Nunes
Protesto foi organizado pela campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, que reúne organizações contra o reconhecimento facial na segurança pública
Um drone sobrevoou a prefeitura de São Paulo na quarta-feira (12) contra o projeto de vigilância da gestão Ricardo Nunes (MDB). O veículo trazia um tecido pendurado com a imagem do ex-bbb Serginho Orgastic e a frase “De olhos em vocês”, em referência à imposição da vigilância em massa na cidade, ausência de debate sobre questões éticas e ação da sociedade civil contra o Smart Sampa.
A manifestação faz parte da campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, que reúne população e mais de 50 organizações em mobilização pelo banimento total do uso de tecnologias de reconhecimento facial na segurança pública brasileira.
Além do drone, a ação também contou com projeção de laser na fachada de prédios da capital, com frases como “Prefeitura respeite nossos direitos”, “O Smart Sampa é ilegal”, “Chega de vigilância invasiva”.
Manifestantes permaneceram no local por algumas horas, distribuindo panfletos informativos e conversando com aqueles que se interessaram pela causa.
De forma consistente e sistemática, pesquisadores brasileiros e estrangeiros, ao longo de mais de uma década, vêm mapeando como as plataformas digitais, incluindo a inteligência artificial e tecnologias de reconhecimento facial, reproduzem e intensificam o racismo nas sociedades.
A Prefeitura de São Paulo alega que instalar mais de 20 mil câmeras com reconhecimento facial na cidade vai resolver o problema da segurança pública.
O uso da tecnologia proposta pelo Programa Smart Sampa pode inibir o exercício da liberdade de expressão, além de violar os direitos à privacidade, presunção de inocência e ir e vir.