Foto: Luisa Medeiros – Mídia Ninja

A campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo!” é uma série de eventos organizados de forma coletiva pela passagem do dia 21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Sharpeville”.

Há 59 anos, a população negra da África do Sul lutava contra o Regime do Apartheid – o regime de segregação racial que perdurou por 46 anos. Durante uma manifestação pacífica contra a Lei do Passe, que ditava por onde pessoas negras poderiam circular pela cidade, policiais do Regime do Apartheid reagiram de forma agressiva matando 69 manifestantes e ferindo outros 186. Esse ataque, em 21 de março de 1960, ficou conhecido como o “Massacre de Sharpeville”.

Em memória aos manifestantes e para reforçar a luta contra o racismo, contra a discriminação racial e contra qualquer tipo de intolerância, a campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo!” propõe ocupar os espaços sociais e culturais do Brasil para incentivar a sociedade, através de centenas de atividades, a realizar reflexões sobre o enfrentamento constante do racismo em todos os âmbitos sociais, sobre a luta contra a opressão militar e policial às periferias, sobre as desigualdades raciais e para enaltecer a cultura negra e africana no Brasil.

O ponta-pé inicial para as atividades da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo!” será a abertura oficial hoje, 07 de março, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. Aproveitando o clima de carnaval, haverá um bloco parado na praça Cinelândia e acontecerá também um Concurso Cultural de Samba Enredo dos 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo.

Ao decorrer dos 21 dias de ativismo, outras datas ganham destaque na agenda. No dia 8 de março ocorrerá a Marcha das Mulheres. No dia 14, será lembrada, com pesar, um ano da morte da vereadora Marielle Franco, que converge com a data de nascimento da escritora Carolina de Jesus e do poeta, ator e ativista Abdias do Nascimento. No período da manhã ocorre uma homenagem à Marielle Franco na ALERJ. A partir de 12h, a homenagem prossegue no Centro de Artes da Maré que contará com uma exposição de Marielle, Abdias e Carolina de Jesus, idealizada pelo IPEA-AFRO.

Dia 16 de março será um dia para debater a violência policial contra a população negra e moradores das comunidades e periferias do Brasil, no Parque Madureira a partir das 10h, com programação ao longo do dia. Indo além, será um dia para não deixar cair no esquecimento negros e negras que sofreram violência policial, como a Cláudia Silva Ferreira, morta durante um confronto entre policiais e traficantes do Morro da Congonha e arrastada pelas ruas de Madureira pela viatura policial.

Todas as atividades se convergem para o dia 21 de março, quando haverá um grande cortejo pela Pequena África. A Marcha dos 21 Dias tem uma importância histórica para a luta antirracista no Rio de Janeiro e contará com a presença de diversos coletivos, grupos e organizações como Jongo da Serrinha, Rolê dos Favelados, entre outros, que caminharão pela sob o mote “Contra o Racismo e Pelo Bem Viver”. O cortejo irá se concentrar na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, às 16h com a realização da oficina de produção de cartazes reivindicando os princípios do “Bem Viver”: a vida plena, saúde, educação, arte, moradia, manifestações religiosas e lazer. A Marcha dos 21 Dias seguirá para o Cais do Valongo e Pedra do Sal com encerramento no Largo da Prainha, sempre com contextualização histórica, muita música e performances dos coletivos presentes.

No dia 27 de Março acontecerá o encerramento da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” na Arena Fernando Torres, no Parque de Madureira. A população carioca está convidada a participar dessa encerramento que contará com diversas mesas ao longo do dia e um momento de compartilhamento de experiências ao longo da campanha em 2019 e as perspectivas de 2020.

Para saber mais, acompanhe a página no Facebook.