Foto: Leo Martins

Tiffany de Abreu, primeira atleta transexual que conquistou o direito de atuar em uma equipe feminina do vôlei brasileiro, assim que virou notícia virou também alvo de ataques transfóbicos, inclusive de colegas cisgêneras de profissão. Apesar da negatividade direcionada a ela, segue sendo uma das melhores pontuadoras, e reúne cada vez mais fãs, como a doutoranda e colunista da Mídia NINJA Amara Moira, que organizou com o canal de notícias NLUCON uma “caravana trans” para assistir partida entre o Vôlei Bauru, equipe de Tiffany, e vôlei Nestlé/Osasco, na cidade de mesmo nome, em São Paulo.

Seu time não está em primeiro lugar na Superliga, o que derruba a ideia de que uma mulher transexual teria vantagem sobre as atletas cis, afinal, se sua “força masculina” realmente existisse, o Vôlei Bauru não estaria em 7º na competição, mas já despontando como campeão, talvez. Com todos esses ataques, Amara decidiu realizar a caravana para o jogo nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, e convoca a todas e todos para torcerem por Tiffany junto com ela, informando que o ponto de encontro da caravana será nas catracas do Metrô Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, às 17h30. A entrada é gratuita.

Tiffany, mesmo quando seu time perde, é criticada por fazer alta pontuação, e frequentemente sua presença é questionada – com aval da mídia corporativa e conservadora – como uma desvantagem para as colegas cis, mas ninguém questiona a alta pontuação das atletas não transexuais. Quem vê a jogadora, vê uma mulher, assim como tantas outras que jogam pelas quadras de vôlei Brasil e mundo afora, e seu direito conquistado de disputar a Superliga foi autorizado por instituições do Esporte no mundo e no país, como a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A decisão foi tomada respeitando as premissas do Comitê Olímpico de Voleibol (COI), ou seja, tudo dentro das leis nacionais e internacionais.

Junte-se a “caravana trans” e leve um pouco de glamour e muita torcida para o Ginásio Esportivo José Liberatti. Não esqueça de confirmar sua presença no evento aqui.