A frente Povo Sem Medo apresentará neste sábado, 25 de novembro, em Recife, o acúmulo do projeto de participação popular feito com o objetivo de construir com as mãos do próprio povo um novo programa para o país, com a participação de Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST, Sônia Guajajara, da coordenação executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, Ivan Valente, Deputado Federal por São Paulo pelo Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, Manô Miklos, ativista do feminismo e editora do blog Agora é que São Elas, Edilson Silva, Deputado estadual por Pernambuco pelo PSOL, Pablo Capilé, Fundador da rede Fora do Eixo e do coletivo de mídia independente Mídia NINJA, Pedro Otoni, Secretário Político Nacional das Brigadas Populares e Vitória Genuíno, do Coletivo Muda, do Círculo Palmarino e também do MTST.

Ao longo de quase 4 meses de discussões, foram mais de 134.000 acessos na plataforma com mais de 100.000 interações nos eixos temáticos em mais de 2.000 propostas enviadas. Além da plataforma online, foram realizados 55 debates presenciais em 24 cidades nas 5 regiões do país. Participaram das discussões diversos movimentos, entre eles os de moradia, de classe, sindicais, estudantis, feministas, negros, Indígenas, além de especialistas de diversas áreas, que somaram-se na discussão para trazer aportes e acúmulos dos temas abordados.

Agora, ao final do ciclo de discussões, as propostas provenientes do site e dos debates presenciais, foram sistematizadas para a construção do resultado final que será apresentado em praça pública na capital pernambucana.

Para os movimentos que compõem a frente, esse é só mais um importante passo diante dos grandes desafios para o povo no país e, por isso, os debates vão continuar e irão aprofundar temas de grande interesse nacional com vias a construção de propostas que venham de baixo para cima.

MÃOS NA MASSA

Presencialmente, capitais e cidades do interior do Brasil realizaram encontros com especialistas de cada um dos eixos para provocar a discussão e pactuar consensos. No âmbito online, um texto-manifesto orientou a discussão dos seis eixos de discussão, e cada cidadão pôde participar levantando propostas e interagindo com as já existentes, o que criou um processo ativo de participação social. A plataforma ainda reuniu os participantes em grupos de opinião, a partir de suas afinidades, apresentando as linhas que formaram mais consenso.

Em uma segunda etapa, as propostas enviadas e mais consensuais na plataforma foram submetidas a mais uma validação do público, que disse com quais concordava ou não, deixando o processo ainda mais democrático, aberto e transparente.

RESULTADOS

No encontro que será realizado na Praça do Derby neste sábado, serão apresentadas as propostas de cada um dos seis eixos – Democratização do poder e da política; Democratização econômica; Democratização da saúde e educação; Democratização dos Territórios e meio ambiente; Democratização da cultura e das comunicações e Um programa Negro, LGBT e Feminista.

O projeto final também será disponibilizado na plataforma online junto aos acúmulos das outras fases de discussão.

SERVIÇO
Apresentação dos Resultados de 4 meses de Debate
Data: 25 de novembro de 2017
Horário: das 18h às 21h
Local: Praça do Derby, Derby – Recife / PE
Participantes:
Guilherme Boulos
Sônia Guajajara
Ivan Valente
Manô Miklos
Edilson Silva
Pablo Capilé
Pedro Otoni
Vitória Genuíno
Entrada gratuita