Suprema Corte dos Estados Unidos pode começar a votar hoje a derrubada do direito constitucional ao aborto
Precedente que há mais de 40 anos garante direitos reprodutivos para mulheres pode ser derrubado hoje
A Suprema Corte dos Estados Unidos deve começar hoje a deliberar sobre alguns casos e temas que estão em discussão não país, incluindo aborto, armas e mudanças climáticas. E isso é um dia angustiante para milhares de mulheres.
Today at SCOTUS: Opinions coming at 10 a.m. EDT. Two dozen cases remain, including on abortion, guns, climate change, & religion. Join @AHoweBlogger, @jamesromoser, @ellena_erskine, & the rest of the team on our live blog as the court issues its rulings. https://t.co/QSAJjE55a5
— SCOTUSblog (@SCOTUSblog) June 15, 2022
Desde o começo de maio, quando um documento foi vazado, com um texto do juiz Samuel Alito, afirmando que a Roe vs Wade deveria ser revogada porque não tem base na Constituição e tem uma argumentação muito fraca, vivemos na iminência de ver uma conquista ser encerrada.
Desde 1973 o acesso ao aborto no país é um direito constitucional e mais de 50 países mudaram suas leis baseadas nisso e se tornaram menos restritivos.
A Suprema Corte deve decidir até o fim deste mês se derruba ou não o precedente que torna o acesso federal. Alguns estados já começaram a reduzir atendimentos, ainda que não haja na oficial sobre isso. E outros estados, como Nova York, já disseram que manterão a lei local como está. A governadora Kathy Hochul assinou na segunda-feira, 13, uma normativa para proteger as mulheres que queiram interromper uma gravidez.
A ativista Debora Diniz também comentou o caso em suas redes
Ver essa foto no Instagram
E grupos de direitos humanos e das mulheres estão atentos também a movimentação na Suprema Corte
We are hearing that the #RoeVWade decision might drop today. Follow us closely for updates – we are preparing to march as soon as the court ruling is announced! https://t.co/qrhSfPEqvr
— Abortion Rights (@Abortion_Rights) June 15, 2022