Por Marilda Campbell

O documentário “Quando Falta o Ar”, dirigido por Helena Petta e Ana Petta, foi o vencedor na categoria de Melhor Filme da Mostra Nacional de Longa-Metragem da 9ª edição do Festival Internacional de Cinema de Santos, que aconteceu nos dias 20 a 28 de junho.

Além do Santos Film Fest, “Quando Falta o Ar” também foi premiado no Festival É Tudo Verdade 2022, na categoria de Melhor Documentário da Competição Brasileira, e foi um dos filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2023.

As irmãs Helena e Ana Petta sentiram a necessidade de registrar a luta de mulheres na linha de frente do SUS, durante o combate à pandemia de Covid-19. “Quando Falta o Ar” tem foco nos diferentes tempos e dimensões envolvidos no cuidado em saúde, revelando a face humana da luta coletiva contra o coronavírus, trazendo a interseção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no Brasil.

O documentário foi filmado no Hospital das Clínicas de São Paulo; na UBS do Morro da Conceição, no Recife; no Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador; e, no Pará, as diretoras estiveram no Hospital Municipal de Castanhal e acompanharam o trabalho da equipe de saúde de Igarapé Miri.

Confira o trailer de “Quando Falta o Ar”

Em abril, Helena e Ana Petta participaram do I Circuito de Formação Cine NINJA e conversaram sobre os processos de criação de “Quando Falta o Ar” e da série “Unidade Básica” a partir da necessidade de novas narrativas em saúde e da construção de memória através do audiovisual. A oficina está disponível no canal da Cine NINJA no YouTube.