Por Mauro Utida

Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã desta quarta-feira (26) mostra Lula (PT) com 48% (+1) e Jair Bolsonaro (PL) com 42%.

O novo cenário foi feito praticamente no pós-atentado de Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro, contra a Polícia Federal. A rejeição aos candidatos apresentou uma mudança significativa no atual contexto. A rejeição ao atual presidente aumentou (passou de 46% para 49%), enquanto a rejeição de Lula ficou estável, nos 43%.

A abstenção continua sendo importante e pode reduzir a vantagem de Lula. Quando é usado o modelo de likely voter desenvolvido pela Quaest pesquisa, Lula aparece com 52.1% dos votos válidos e Bolsonaro com 47.9%. Pela primeira vez, as estimativas se encontram na margem de erro.

O diretor da Quaest Pesquisa, Felipe Nunes, chama a atenção para o aumento da abstenção do eleitor que pode reduzir a vantagem de Lula. “O eleitor que diz que vai votar em Lula no Nordeste e no Sudeste tem alta propensão de não ir votar”, alerta o especialista em pesquisa de opinião e redes sociais.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 120 municípios das cinco regiões do país entre os dias 23 e 25 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%.

Leia mais:

https://midianinja.org/news/professores-de-universidades-publicas-reunem-mais-de-10-mil-assinaturas-em-apoio-a-lula/

https://midianinja.org/news/em-decisao-inedita-servidores-do-judiciario-declaram-apoio-a-lula-pela-democracia/

https://midianinja.org/news/pacote-de-maldades-de-guedes-defende-fim-dos-descontos-no-ir-com-saude-e-educacao/