Vitória de virada!
O clima político no Brasil vem mudando nos últimos dias.
A verdade é que essa mudança do jogo político começou com a direita parlamentar dando alguns passos maiores do que as próprias pernas… fez jogo pesado, com muitas faltas, tentando quebrar as pernas dos que estão no jogo político defendendo os interesses do povo brasileiro e jogando no time da democracia.
A derrubada do IOF e a rejeição a qualquer medida de justiça tributária, o sequestro de grande parte do orçamento através das emendas escandalosas, o aumento desnecessário do número de parlamentares, a derrubada da legislação de proteção ao meio ambiente, as chantagens para aprovar no Congresso medidas que beneficiam a população propostas por Lula e pelo governo. E essa idéia fixa de anistiar os golpistas que tramaram contra nossa democracia…
Subestimaram o povo brasileiro e parecia que já tinham a fatura liqüidada.
O povo brasileiro estava perplexo com a algazarra da direita, temos que admitir.
A direita já estava se comportando como se fossem os donos da bola e que tinham mando de campo e mando de campo tirânico, tipo, só joga quem eles querem. Aí vem Trump, espaçoso como só ele sabe ser, e entra no jogo, se intromete na vida interna do país e pisa na bola (e na jaca) com o tarifaço. E os bolsonaristas, voluntariosos e cheios de ódio para dar, esquecem totalmente o Brasil e os interesses nacionais e passaram a tentar fazer gol contra. Não só apoiam o tarifaço, como se vangloriam de terem sugerido esse ataque à nossa economia, confessando o crime de lesa a pátria e a autoria dessa idéia estapafúrdia. Os pré-candidatos da direita para as próximas eleições chegaram a botar bonezinho trumpista e bolsonaristas desfraldaram no parlamento bandeiras trumpistas, escorregando também no lamaçal da lambança. Foi uma profusão de elogios a Trump. Festa de véspera…Esqueceram que quem faz festa de véspera é perú de natal.
Não só Lula está brilhando na condução da resposta do Brasil, buscando construir a união nacional. No governo, alguns ministros se agigantaram: dou como exemplo Haddad. Fernando Haddad está fazendo um gol atrás do outro, alguns de placa. Sabendo conduzir nossa resposta a essas malignas tarifas.
O companheiro Alckmin também está jogando um bolão! Foi encarregado pelo presidente de armar o meio de campo, o que vem fazendo com maestria.
O STF, no seu quadrado, está consolidando nossas instituições e dando com firmeza a resposta institucional à tentativa de golpe e sabendo botar a bola no chão diante dos ataques, de fora e de dentro do Brasil, à nossa Corte Suprema. Outro destaque é o PT que entrou com disposição renovada no jogo.
Daí o clima na cidadania ter mudado completamente.
Mas, ainda não é hora de comemorar, o jogo só termina quando o juiz apita. Temos muito jogo pela frente. O Brasil precisa debelar essas ameaças porque nossa economia, nossa institucionalidade ainda corre perigo.
Nosso futuro como país soberano e democratico ainda está em jogo.
Está chegando a hora do povo brasileiro entrar em campo! Aí, não vai ter para ninguém mais, vai ser Brasil no placar, de virada.