Por Carolina Rocha para cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

Do alto dos seus 1,42m talvez seja difícil imaginar a sua própria grandeza. Com apenas 24 anos de idade, Simone Arianne Biles, atleta da ginástica artística, já detém um recorde absoluto: é a ginasta mais condecorada em mundiais na história dos Estados Unidos.

Dona de 5 medalhas em Olimpíadas e 25 medalhas em campeonatos mundiais, sendo 19 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze, Biles já é considerada uma das maiores atletas da história da ginástica e grande aposta a estrela dos Jogos de Tóquio.

Apesar dos seus grandes feitos, se engana quem pensa que a ginasta teve uma vida fácil. Na infância, sua mãe, Shanon Biles, era dependente de drogas e álcool, o que fez com que perdesse a guarda dos filhos. Simone acabou sendo criada pelos avós, a quem se refere como seus pais.

O interesse pela ginástica surgiu pouco tempo depois, mas de forma despretensiosa. Após uma excursão da escola ter sido cancelada pelo tempo ruim, o colégio decidiu realizar uma visita a um centro de ginástica artística.

Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Ali, aos 6 anos de idade, Biles daria o seu primeiro salto ao que hoje é uma carreira consolidada e de muitas medalhas conquistadas.

Indo para a segunda Olimpíada da carreira, a expectativa é de que a líder da equipe de ginástica americana repita a façanha dos Jogos do Rio 2016, ou então se supere. Conquistando 5 medalhas de ouro nesses Jogos, Biles iguala o feito da ginasta soviética Larisa Latynina, com o total de 9 medalhas de ouro em Olimpíadas.

A estreia de Biles em Tóquio acontecerá no próximo dia 25 durante a classificatória feminina.