O golpe virou tiro no pé
O efeito da nota de Bolsonaro vai depender do lugar de quem estiver lendo a nota. Mas, não deixa de ser um sintoma que a movimentação golpista no dia da independência, estimulada por Bolsonaro, pegou muito mal.
Acho que o efeito da nota de Bolsonaro vai depender do lugar de quem estiver lendo a nota. Mas, não deixa de ser um sintoma que a movimentação golpista no dia da independência, estimulada por Bolsonaro, pegou muito mal.
Na sua base mais fiel, a nota vai causar perplexidade e certa frustação. Foram mobilizamos e aquecidos para dar uma demonstração de força e a manifestação que era na verdade um ensaio e uma preparação para um golpe pegou muito mal.
Bolsonaro, com a nota, recua e bate fofo e denota frouxidão na visão dos que queriam um “macho” mitológico comandando a tropa para atropelar tudo que tiver pela frente. Na maioria do povo brasileiro, ele vai amealhar alguma simpatia com esse gesto aparentemente de humildade e muita desconfiança de que não é para valer.
Não podemos esquecer de que quem escreveu a nota foi uma das raposas mais felpudas da política brasileira.
Se ele vier a ter uma recaída nos próximos dias, aí vai pagar o preço de um descrédito gigantesco. Bolsonaro e seu governo estão por um fio para deixarem de existir politicamente.
O STF e particularmente os ministros Barroso e Alexandre de Moraes saem bem fortalecidos. Peitaram o golpe. As atitudes do ministro Alexandre tem chamado a atenção e o discurso de Barroso foi surpreendentemente muito bom.