39 anos depois de seu lançamento (1985), o filme “A hora da estrela” retorna aos cinemas em versão restaurada e distribuída pela Sessão Vitrine Petrobrás. O longa, que tem direção de Suzana Amaral, é uma adaptação da clássica obra homônima de Clarice Lispector.

O filme acompanha a jovem Macabéa, vivida por Marcélia Cartaxo (que venceu o Urso de Prata do Festival de Berlim pela atuação), uma nordestina datilógrafa que encontra um namorado em São Paulo e sonha com a felicidade.

Veja este e outros lançamentos em destaque que estreiam hoje:

“A hora da estrela”

Relançamento do clássico de 1985. Macabéa é uma mulher nordestina que mal tem consciência de existir. Após perder uma velha tia, seu único elo com o mundo, ela viaja para São Paulo, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro luminoso, diferente do que a espera.

“Back to black”

A extraordinária história da precoce ascensão à fama de Amy Winehouse e do lançamento de seu inovador álbum de estúdio, Back to Black. Contada pela perspectiva de Amy e inspirada em suas letras profundamente pessoais, o filme traz um olhar sem apologias da mulher por trás do fenômeno e do relacionamento que inspirou um dos álbuns mais lendários de todos os tempos.

“Um dia nossos segredos serão revelados”

O ano é 1990, o Muro de Berlim caiu e é o último verão na Alemanha Oriental antes da reunificação. Maria está prestes a completar 19 anos e mora com o namorado na fazenda dos pais dele. Ela prefere se perder nos livros do que focar na graduação, quando esbarra em Henner, o fazendeiro vizinho. Um toque é tudo o que é preciso para acender uma paixão avassaladora entre Maria e o homem rústico e obstinado com o dobro de sua idade. Em uma atmosfera repleta de possibilidades, nasce uma paixão secreta cheia de calor e desejo que devora tudo em seu caminho.

“A estrela cadente”

Boris, ex-ativista, vive no subsolo como barman no A Estrela Cadente. Seu passado culpado ressurge quando uma vítima o encontra e quer vingança. O surgimento de um duplo, um sujeito chamado Dom, que vive deprimido e solitário, fornece um plano de fuga perfeito a Boris, sua engenhosa esposa Kayoko e se fiel amigo Tim. Mas eles não contavam com a chegada da ex-mulher de Dom, uma detetive descofiada que vai em busca do paradeiro de Dom.

“Maestro(s)”

O maestro Denis Dumar ganhou mais um prêmio nas Victoires de la Musique Classique, evento anual de premiação de música clássica francesa. Logo em seguida, seu pai, François – um brilhante maestro de renome internacional – recebe um telefonema anunciando que foi escolhido para reger a orquestra do Teatro Scala de Milão. Sendo esse seu maior sonho, ambos vibram com a notícia. Porém, Denis rapidamente se desilude ao descobrir que, na verdade, ele é quem foi escolhido para ir à Milão, e não seu pai.

“O tarô da morte”

Quando um grupo de amigos irresponsavelmente viola a regra sagrada da leitura de tarô, a de nunca usar o deque de outra pessoa, eles libertam um mal inominável que estava preso nas cartas. Um por um, eles encaram seu destino e acabam em uma corrida contra a morte para escapar do futuro previsto para eles nas cartas.

“Amigos imaginários”

Uma garota descobre que consegue ver os amigos imaginários de todas as pessoas, mesmo aqueles esquecidos por crianças que já cresceram. Com esse novo superpoder, ela embarca em uma mágica aventura para reconectar os amigos imaginários com suas crianças.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.