Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (11)
Grande destaque da semana é o drama “A paixão segundo G.H.”, de Luiz Fernando Carvalho
Após rodar festivais, “A paixão segundo G.H.”, de Luiz Fernando Carvalho, chega às salas de cinema. Estrelada por Maria Fernanda Cândido e com roteiro de Melina Dalboni, a produção baseada na obra de Clarice Lispector acaba de ganhar uma sessão especial no Cine Nave.
Ver essa foto no Instagram
Destaque também para os longas brasileiros “As linhas da minha mão”, de João Dumans – e vencedor da Mostra de Tiradentes 2023 -, o documentário “A serena onda que o mar me trouxe”, de Edson Ferreira, e a comédia romântica “Evidências do Amor”, de Pedro Antônio Paes e estrelada por Fábio Porchat e Sandy.
“A paixão segundo G.H.”
Rio de Janeiro, 1964. Após o fim de uma paixão, G.H., escultora da elite de Copacabana, decide arrumar seu apartamento, começando pelo quarto de serviço. No dia anterior, a empregada pediu demissão. No quarto, G.H. se depara com uma enorme barata que revela seu próprio horror diante do mundo, reflexo de uma sociedade repleta de preconceitos contra os seres que elege como subalternos. Diante do inseto, G.H. vive sua via-crúcis existencial. A experiência narra a perda de sua identidade e a faz questionar todas as convenções sociais que aprisionam o feminino até hoje. Baseado no romance de Clarice Lispector.
“As linhas da minha mão”
Por meio de uma série de encontros imprevisíveis, Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira nos seus cinquenta anos, fala sobre a sua vida e sobre sua própria experiência com a loucura. Dividido em sete atos, o filme é um retrato prismático composto por fragmentos de músicas, conversas, performances e poemas. Juntos, eles discutem o papel político da imaginação e da arte, assim como os estereótipos que conformam a ideia de loucura no mundo atual.
“A serena onda que o mar me trouxe”
Em uma viagem pela sua própria história, o diretor Edson Ferreira, revisita o legado do pai, um homem preto que fez dos olhares de afeto a sua escola de vida. Um homem aparentemente comum, que foge dos estereótipos de violência, e se destaca pelo dom em valorizar as pessoas, gerando grandes impactos na vida de quem o conheceu.
“Evidências do Amor”
Em uma noite qualquer, Marco e Laura se conhecem em um karaokê e cantam juntos a música “Evidências”. Desde então, eles se apaixonaram e formaram um casal que parecia perfeito, até o momento do “sim”. Sem entender o que aconteceu, agora, toda vez que essa música tocar, Marco vai viajar nas suas lembranças com Laura.
“O sabor da vida”
A prática da gastronomia e a admiração mútua entre Eugenie e Dodin se transformam em um relacionamento com o tempo. A parceria entre eles resulta em pratos incríveis, cada um mais delicioso do que o outro, desafiando até os chefs mais renomados do mundo. No entanto, Eugenie preza por sua liberdade e nunca quis se casar com Dodin. Então, ele decide fazer algo que nunca fez antes: cozinhar para ela.
“20.000 espécies de abelhas”
Uma criança de oito anos luta com o fato de que as pessoas continuam se dirigindo a ela de maneiras confusas. Durante um verão no País Basco, entre as colmeias e as abelhas, ela explora sua feminilidade ao lado das mulheres de sua família, que ao mesmo tempo refletem sobre suas próprias vidas e desejos.
“Cinema é uma droga pesada”
Simon, um diretor experiente, começa a rodar um filme sobre a luta dos trabalhadores para salvar sua fábrica. Mas nada sai como planejado. Sua produtora deseja reescrever o final, sua equipe entra em greve, sua vida pessoal está em ruínas; e para piorar as coisas, o ator principal é um desagradavel egocêntrico. Joseph, um jovem que deseja entrar na indústria do cinema, aceita dirigir o making of. Ele leva seu papel muito a sério e começa a capturar toda a confusão, provando que o making of pode às vezes ser bem melhor que o próprio filme.
“Um gato de sorte”
Um gato mimado e egoísta dá como certa a sorte que recebeu. Tudo isso está prestes a mudar quando ele perde descuidadamente sua última vida. Sem saída e diante do inevitável, Beckett implora para que as coisas voltem a ser como eram. A princípio, seu pedido é recusado, mas, em um momento de empatia, o ‘Gatekeeper’ muda de ideia e permite que ele retorne à Terra com novas vidas, mas com condições peculiares. Ele, então, entra em uma jornada para encontrar a melhor versão de si mesmo.
“Ghostbusters: Apocalipse de gelo”
A família Spengler retorna para onde tudo começou – a icônica estação de bombeiros em Nova York – para se unirem com os caça-fantasmas originais, que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível. Mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma força do mal, os Ghostbusters originais e os novos precisam unir forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.
Leia mais:
Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (4)
Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (28)
Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (21)