Entre os principais da modalidade, Vitor é uma das esperanças de medalha para o país

Foto de Vitor Tavares segurando uma peteca em uma mão e uma raquete na outra mão dentro de uma quadra verde. Tem cabelo castanho e curto, está sorrindo e está vestido com uma camisa amarela e short azul escuro com uma listra amarela entre duas listras verdes.

Foto: Takuma Matsushita/CPB

Por Diego Veiga

Em um esporte dominado pelos asiáticos, o curitibano Vitor Tavares, 22 anos, atleta do Badminton Zardo, está entre os melhores jogadores do mundo na classe SH6. Atualmente, figura na quarta colocação no ranking de Parabadminton da Federação Mundial de Badminton (BWF) e em primeiro lugar nos rankings panamericano e brasileiro. É treinado pelo ex-atleta de Badminton, Ítalo Hauer.

Começou sua vida de esportista no Futsal. Depois passou para o Mountain Bike Downhill, mas teve que abandonar por dificuldades financeiras. Conheceu o Parabadminton no colégio em 2017, aos 17 anos, por meio de um professor que dava aulas para crianças e atletas de alto rendimento que o convidou para praticar a modalidade.

Seus principais títulos são: três medalhas de bronze no Campeonato Mundial da modalidade na Suíça em 2019; ouro no individual nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, que considera como o título mais importante da carreira; ouro no individual e na dupla no Pan-Americano da modalidade de 2018, também em Lima. Foi eleito o Jogador de Parabadminton do Ano pelo Comitê Paralímpico Brasileiro nos anos de 2017, 2018 e 2019.

Formado em educação física, Vitor manteve uma preparação intensa para chegar em alto nível à Paralimpíada: treinos diários com duração de três horas. Antes das partidas, costuma praticar exercícios de meditação e se motiva através de seus maiores apoiadores: seus pais e sua irmã.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Vitor Tavares (@vitorgtavares)

Primeiro brasileiro a participar da primeira Paralimpíada da modalidade, Vitor demonstra bastante otimismo com relação à sua aparição nos Jogos e mantém o sonho de ganhar a medalha de ouro. “Cada dia que passa me sinto mais forte e seguro para fazer minha primeira participação em Jogos Paralímpicos e também estar na estreia do Parabadminton”, escreveu em uma das postagens feitas antes do início da competição.

“Me sinto preparado e jogando meu melhor. Agora é ir com tudo”, escreveu em outra postagem antes de embarcar para o Japão. Também agradeceu as mensagens de torcida e de vibrações positivas que recebeu ao longo de sua preparação. Vitor faz sua estreia amanhã, dia 2, contra o malaio Didin Taresoh, atual número 7 do mundo, no Yoyogi National Stadium, em Tóquio, às 5h20 no horário de Brasília.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos